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dc.contributor.advisorFélix, Joana d’Arc Bicalho-
dc.contributor.authorLara, Roseli Salete Rossi-
dc.date.accessioned2018-05-09T18:23:18Z-
dc.date.available2018-05-09T18:23:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLARA, Roseli Salete Rossi.Migração Am para Fm - caminhos para o reposicionamento de produto a partir do planejamento de comunicação: estudo de caso de uma emissora de rádio Am. 2017. 112 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11991-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga caminhos para o reposicionamento de produto/serviço (programação), em uma emissora de rádio AM que irá migrar para FM, condição de 1.439 rádios AMs do país que já optaram pela migração. Para chegar a esse objetivo, se utiliza de um estudo de caso de uma emissora de rádio AM, que fará a migração para o FM convencional; de pesquisa de opinião para identificar o perfil do público e analisar as suas principais demandas; de pesquisa bibliográfica; de observação participante da pesquisadora e de grupo focal com os funcionários. A partir destes estudos, sugere-se como um destes caminhos que na migração para FM, a emissora aplique um modelo de reposicionamento de sua grade de programas do tipo reativo e propositivo de produto/serviço, indicado para organizações que já têm a liderança de mercado no seu segmento. Este tipo de ação mercadológica se aplica para a emissora que detém 39% de preferência do público na praça local e 45% na praça regional, mas que teria potencial para ampliar a audiência, aproveitando a suposta melhoria na qualidade de transmissão em frequência modulada, forma de transmissão preferida por 74% dos ouvintes de rádio no país. Este reposicionamento visa atender demandas de um público com perfil adulto entre 31 e 60 anos; ouvintes com predominância no sexo feminino; usuários que têm ensino médio completo; que acompanham a rádio preferencialmente de manhã; que têm como preferência uma programação que se destine às notícias locais e regionais; onde mais de 80% dos entrevistados ainda ouvem rádio no aparelho convencional; onde 73% ouvem rádio todo dia e 65% dos ouvintes preferem música sertaneja. Para apresentar essas alterações, a pesquisa propõe utilizar um Plano Resumido de Marketing de reposicionamento de produto, com objetivo de fidelizar o vínculo com os ouvintes e ampliar a audiência em pelo menos 10% (meta) no prazo de dois meses, mantendo uma grade de programas generalista, mas com maior dinamismo. Portanto, este estudo conclui que o reposicionamento da grade de programas é um dos caminhos que podem ser seguidos na migração para FM, que pode ser uma oportunidade para as emissoras AMs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-09T18:23:18Z No. of bitstreams: 1 51600160.pdf: 1643594 bytes, checksum: 3f14d0c196789832002733af3dd25e8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T18:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600160.pdf: 1643594 bytes, checksum: 3f14d0c196789832002733af3dd25e8f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRádio AM/FMpt_BR
dc.subjectMigração da rádiopt_BR
dc.subjectReposicionamento da programaçãopt_BR
dc.titleMigração AM para FM: caminhos para o reposicionamento de produto a partir do planejamento de comunicação: estudo de caso de uma emissora de Rádio AMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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