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dc.contributor.advisorRibeiro, Silvana-
dc.contributor.authorGodoy-Rocha, Régis de-
dc.date.accessioned2018-05-09T18:28:11Z-
dc.date.available2018-05-09T18:28:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGodoy- Rocha,Régis de. Era uma vez: o emprego do storytelling na afirmação da Cultura Organizacional. 2017. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas organizações) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11992-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o emprego de técnicas de storytelling no ambiente organizacional. Foi examinado como essas técnicas, que vêm se tornando comuns no marketing e na publicidade, são aplicadas no discurso organizacional voltado a promover o espírito da organização entre os colaboradores. Para isso foi feita uma análise da narrativa, destacando-se a análise aristotélica das formas de narrativa e os fundamentos do storytelling. Também foi feita a análise conceitual da cultura e do discurso organizacionais, bem como dos elementos de storytelling aplicado no ambiente organizacional, o chamado endotelling. Por último foi feito um estudo de caso do Laboratório Sabin, em Brasília. O método de pesquisa foi a análise bibliográfica em obras sobre comunicação, narrativa, storytelling, cultura organizacional e discurso organizacional. Também foi feita uma visita ao Laboratório Sabin, quando foi realizada uma entrevista com o Departamento de Marketing e Universidade Corporativa sobre o escopo da pesquisa. Na análise bibliográfica, foram identificados os elementos fundamentais do endotelling. Já no estudo de caso, verificou-se o emprego bem sucedido dessas técnicas discriminadas durante o trabalho entre os funcionários da organização, onde verificou-se um alto grau de lealdade, felicidade no trabalho, comprometimento, sentimento de pertencimento e coesão em torno da história e do legado das fundadoras. O trabalho leva à conclusão que o emprego de ferramentas do storytelling no ambiente organizacional pode ser muito importante para a promoção da cultura organizacional e do espírito da empresa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-09T18:28:11Z No. of bitstreams: 1 51600179.pdf: 363253 bytes, checksum: 403f8d0419b4cb45e1a271e24a126a9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T18:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51600179.pdf: 363253 bytes, checksum: 403f8d0419b4cb45e1a271e24a126a9c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEndotellingpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDiscurso organizacionalpt_BR
dc.subjectSabinpt_BR
dc.titleEra uma vez: o emprego do storytelling na afirmação da Cultura Organizacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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