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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12003
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Gustavo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Rocha, Daniel Jonas | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T19:58:49Z | - |
dc.date.available | 2018-05-09T19:58:49Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Daniel Jonas. Criminalização do ato de dirigir veículo automotor sob a influência de álcool no Brasil: a (in)eficácia da medida quando analisada a estrutura de incentivos para fiscalizar do agente de trânsito. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12003 | - |
dc.description.abstract | Objetivou-se, neste estudo, investigar a eficácia da criminalização enquanto medida para reduzir a infração de trânsito de dirigir veículo automotor sob a influência de álcool. Para tanto, partiu-se da análise da estrutura dos incentivos oferecidos aos agentes de trânsito da Polícia Rodoviária Federal. Primeiro, contextualizou-se, no âmbito da política criminal, a criminalização da conduta de dirigir sob a influência de álcool. A seguir, investigou-se, por meio da Análise Econômica do Direito, se a criminalização atende aos fins da pena, focalizando-se, em especial, a relação entre a criminalização e a fiscalização da conduta de dirigir sob a influência de álcool. Por fim, ao analisar as estruturas de incentivo do agente de trânsito, buscou-se demonstrar se as peculiaridades burocráticas para efetivar as penalidades da criminalização afetam a probabilidade de fiscalização. A análise dos dados revelou que quando os procedimentos inerentes à fiscalização envolvem a necessidade de prisão, o tempo dispendido e a sensação de risco pelo agente de trânsito se elevam, afetando o resultado de sua função de utilidade de fiscalizar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-05-09T19:58:42Z No. of bitstreams: 1 61001060.pdf: 1644589 bytes, checksum: 16c5b661b6b0bea91febf1b719ab406e (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-09T19:58:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61001060.pdf: 1644589 bytes, checksum: 16c5b661b6b0bea91febf1b719ab406e (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise econômica do direito | pt_BR |
dc.subject | Trânsito e álcool | pt_BR |
dc.subject | Criminologia crítica | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Criminalização do ato de dirigir veículo automotor sob a influência de álcool no Brasil: a (in)eficácia da medida quando analisada a estrutura de incentivos para fiscalizar do agente de trânsito | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015 | - |
Appears in Collections: | DIR - Mestrado |
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