Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12035
metadata.dc.type: TCC
Title: "Espelho, espelho meu, existe um corpo mais belo que o meu?” O corpo na contemporaneidade na ótica da psicanálise
Authors: Souza, Fabrício Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Schneider, Ciomara
Abstract: O objeto de estudo do presente trabalho é o corpo inserido na pós-modernidade, onde coube problematizar qual a compreensão corporal dos sujeitos que estão inseridos no referido contexto, como conceitos psicanalíticos podem ajudar a entender questões corporais dentro da sociedade atual. Ainda dentro do problema outra questão se fez relevante no trabalho: de que forma a psicanálise do ponto de vista freudiano e lacaniano podem colaborar para dar um melhor entendimento sobre as novas perspectivas que se tem visto nos dias de hoje e como a psicanálise pode ajudar a decifrar o sujeito pós-moderno que está em constante conflito com o corpo. Com isto o objetivo geral consistiu em analisar e verificar por meio do levantamento bibliográfico o entendimento corporal dos sujeitos por meio da ótica psicanalítica perpassando pelos pontos de vista de Freud e Lacan, culminando assim nos objetivos específicos da analise por meio da ótica freudiana e lacaniana de como o corpo é influenciado pela cultura contemporânea e como ela afeta o entendimento dos sujeitos em relação ao corpo. A metodologia utilizada para tornar esse trabalho viável foi o levantamento bibliográfico, onde se fez uso de livros e artigos científicos para dar consistência ao que fora escrito.
Keywords: Corpo
Pós-modernidade
Imagem corporal
Citation: SOUZA, Fabrício Soares. "Espelho, espelho meu, existe um corpo mais belo que o meu?” O corpo na contemporaneidade na ótica da psicanálise. 2016. 41 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12035
Issue Date: 2016
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51402859.pdf258.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.