Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12047
metadata.dc.type: TCC
Title: O que eu quero mais é ser rei: morte simbólica do pai e constituição do sujeito: um estudo psicanalítico sobre o filme “O Rei Leão”
Authors: Miranda, Amanda Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Márcia Teresa Portela de
Abstract: Tomando como base a psicanálise freudiana, este trabalho tem por objetivo o estudo da função paterna e sua configuração na atualidade, partindo do foco de qual é a sua importância na estruturação psíquica do sujeito e como a morte do pai é vivenciada psiquicamente. São apresentadas algumas maneiras de como o pai aparece na obra freudiana e nas obras de outros autores psicanalíticos, acrescentadas algumas contribuições lacanianas sobre o referido tema. Para realização dele, partiu-se de questões tais como: o que é um pai para a psicanálise; qual a diferença entre pai e função paterna; qual a importância da função paterna na constituição psíquica do sujeito; e como a morte simbólica do pai é vivenciada psiquicamente. A fim de alcançar tais objetivos e na tentativa de responder estas questões, foi escolhido realizar a análise do filme “O Rei Leão”, utilizando seus elementos para exemplificar alguns acontecimentos da vida real. Além disso, foi feito um estudo das obras freudianas que se referiam ao tema da paternidade e também das de outros autores que acrescentaram elementos referentes ao assunto com suas contribuições. Concluiu-se que existe a necessidade de haver a presença da função paterna para que ocorra uma constituição psíquica mais saudável e que parte dela ocorre com a morte simbólica do pai e a internalização de sua lei.
Keywords: Psicanálise
Morte simbólica do pai
Constituição psíquica
Função paterna
O Rei Leão
Citation: MIRANDA, Amanda Fernandes. O que eu quero mais é ser rei: morte simbólica do pai e constituição do sujeito: um estudo psicanalítico sobre o filme “O Rei Leão”. 2017. 45 f. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12047
Issue Date: 2017
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600171.pdf286.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.