Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12091
metadata.dc.type: TCC
Title: Quais as práticas comuns adotadas pelos ministérios de Brasília, que possuem uma mesma estrutura organizacional, auxiliam no gerenciamento projetos
Authors: Silva, Ailson Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor: Lyra, Maurício
Abstract: O objetivo deste trabalho é descobrir quais são as práticas comuns adotadas pelos Ministérios de Brasília, que possuem uma mesma estrutura organizacional, auxiliam no gerenciamento dos projetos. A utilização de práticas na condução dos projetos é algo determinante para o sucesso dos mesmos e é um fator relevante para o alcance das metas e objetivos organizacionais. Desta forma, o trabalho utilizou uma pesquisa exploratória para descobrir quais são os Ministérios de Brasília que adotam uma mesma estrutura organizacional, e utilizou o método qualitativo para saber quais são as experiências vividas pelos gerentes de projetos desses ministérios e quais as práticas utilizadas por eles na condução dos projetos. As informações foram obtidas através de pesquisas bibliográficas, analisando a literatura existente sobre estruturas organizacionais, práticas utilizadas em gerenciamento de projetos e regimentos internos dos Ministérios de Brasília. A pesquisa bibliográfica, envolveu bibliografias de acesso público com relação ao tema de estudo proposto, como livros, monografias, regimentos, teses e publicações avulsas. Um questionário com 30 perguntas sobre práticas de gerenciamento de projetos foi aplicado aos Ministérios que possuem o mesmo tipo de estrutura organizacional, sendo 10 perguntas da área de conhecimento de escopo, 10 perguntas da área de conhecimento de tempo e mais 10 perguntas da área de conhecimento de custo. Para elaborar o questionário o trabalho utilizou como base o Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Os resultados obtidos mostram que os Ministérios pesquisados compartilham de várias práticas em comum dentro das áreas de conhecimento de escopo, tempo e custo e que a maioria das práticas aplicadas por todos os Ministérios estão presentes na área de conhecimento de escopo.
Keywords: Estrutura organizacional
Prática comum
Ministério
Gerenciamento de projeto
Área de conhecimento
Citation: SILVA, Ailson Gonçalves da. Quais as práticas comuns adotadas pelos ministérios de Brasília, que possuem uma mesma estrutura organizacional, auxiliam no gerenciamento projetos. 2016. 59 f. Monografia (Especialização em Governança em Tecnologia da Informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12091
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Governança em tecnologia da informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51306577.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.