Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12102
metadata.dc.type: Livro
Title: Formulação do problema de investigação científica e elaboração do projeto de pesquisa: orientações breves para o estudante
Authors: Tunes, Elizabeth
Abstract: No primeiro caso, são apresentados ao estudante modelos de como realizar e aplicar técnicas e instrumentos de pesquisa, como também o modelo de estrutura de texto científico que ele deve redigir. Nesse caso, com certeza, ele aprende muito bem o comportamento que deve imitar e, se der sorte, a depender de outros fatores, poderá vir a conseguir compreender como se processa a atividade de pesquisa. Em outras palavras, ele aprende o comportamento de seguir um modelo de atividade científica. Esse é o modo mais comum de formação de estudantes para a pesquisa, o que pode ser atestado pelo próprio conteúdo das disciplinas e dos livros-textos de metodologia de pesquisa amplamente adotados. No segundo caso, o processo é completamente invertido. O estudante é desafiado, desde o início, a refletir sobre sua própria atividade de pesquisar, à medida que realiza cada passo da mesma. O que se propõe no presente texto é exatamente essa inversão no modelo usual de formação para a pesquisa, na medida em que a ênfase incide sobre o processo de criação dos estudantes, permitindo-lhe o engajamento ativo no processo de solução de problema (portanto, um processo de pensamento), no âmbito da atividade real de elaboração de seu projeto de pesquisa.
Keywords: Pesquisa científica
Metodologia científica
Projeto de pesquisa
Pesquisa no ensino superior
Citation: TUNES, Elizabeth. Formulação do problema de investigação científica e elaboração do projeto de pesquisa: orientações breves para o estudante. Brasília: UniCEUB, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12102
Issue Date: 2018
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formulação do problema de investigação científica.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.