Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12131
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Um olhar crítico sobre a retirada da obrigatoriedade da educação física no ensino médio |
Authors: | Bailão, Gilberto Cavalini |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lanchote, Luciana |
Abstract: | Atualmente, os estudos e debates relacionados à permanência e pertinência da disciplina de Educação Física nas escolas, em especial no tocante ao Ensino Médio, vem ganhando espaço e atenção. Com isso, foram travados diversos debates a fim de justificar a permanência da referida disciplina, uma vez que se trata de fator positivo e necessário na formação social, comportamental e física dos alunos. O objetivo do presente trabalho é fomentar o debate no tocante a não obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio, por meio da ponderação acerca dos prós e contras, entendendo o contexto da Educação Física no Brasil, bem como enfatizando sua importância como disciplina no Ensino Médio, conforme descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O estudo apresenta uma revisão de literatura, que foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica no campo da avaliação educacional com ênfase na Educação Física Escolar. Percebe-se o prejuízo para: cultura, práticas pedagógicas e dos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento psicossocial, do cidadão integro, das capacidades e habilidades motoras, saúde, os valores éticos e morais, que deixarão de ser desenvolvidos com a não obrigatoriedade da disciplina de Educação Física, um retrocesso para a década de 80. |
Keywords: | Educação física escolar Ensino médio Medida Provisória nº 746/2016 |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12131 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51404283.pdf | 336.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.