Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12167
metadata.dc.type: Monografia
Title: A gestão de pessoas como área estratégica na identificação de comportamentos organizacionais para a rotatividade voluntária
Authors: Sena, Priscila Guilhem Gonçales
Abstract: O comportamento organizacional é o foco central deste trabalho. O presente estudo tem por objetivo geral analisar a atuação da área de Gestão de Pessoas na identificação de comportamentos organizacionais que levam à rotatividade voluntária de uma empresa de pequeno porte do ramo de alimentação do Distrito Federal. Os objetivos específicos visam abordar a importância da área de Gestão de Pessoas sob o ponto de vista estratégico, identificar o processo seletivo adequado aos objetivos organizacionais, averiguar a importância do clima organizacional e a sua influência no desempenho da equipe e na busca de resultados, avaliar os impactos do comportamento organizacional, e, visualizar a aplicação teórica em uma empresa de pequeno porte do ramo de alimentação do Distrito Federal. A fim de comparar análises, pesquisas e teorias e identificar tendências e ferramentas, é utilizada a revisão sistemática de literatura, e, para fundamentar o projeto e ilustrar a aplicação prática da análise, o estudo de caso é apresentado. O resultado do estudo mostra que a empresa de pequeno porte do ramo de alimentação manifesta mais da metade da teoria aplicada, simbolizando características semelhantes à teoria sobre o comportamento organizacional que retrata a rotatividade voluntária na empresa. Desta forma, o trabalho analisa pontos que necessitam de maior aprimoramento gerencial e consequências de situações e atitudes organizacionais que geram o desligamento voluntário do colaborador, ocasionando transtornos estruturais e onerosos à empresa.
Keywords: Comportamento organizacional
Gestão de pessoas
Rotatividade voluntária
Citation: SENA, Priscila Guilhem Gonçales. A gestão de pessoas como área estratégica na identificação de comportamentos organizacionais para a rotatividade voluntária. 2017. 59 f. Monografia (Especialização gestão de pessoa e coaching) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12167
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500577.pdf971,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.