Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12211
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise da maturidade da política de Segurança da Informação dos tribunais superiores do poder judiciário brasileiro
Authors: Santos Filho, Luis Gustavo Loyola dos
metadata.dc.identifier.orientador: Lyra, Maurício Rocha
Abstract: Derivada da Governança Corporativa, a Governança da TI surge para apoiar as empresas e/ou órgãos de governo que necessitam gerir suas arquiteturas de informação desde a infraestrutura passando pelo sistemas e processos alinhado diretamente com as estratégias corporativas. A segurança da informação tem um papel fundamental nessa gestão e a política de segurança da informação é o instrumento que permite que o conjunto de normas, métodos e procedimentos utilizados para a manutenção da segurança da informação seja estabelecido e divulgado a toda corporação. Este trabalho teve por finalidade verificar o nível de maturidade das políticas de segurança da informação dos tribunais superiores do judiciário brasileiro, identificando sua aderência às melhores práticas, baseado em uma metodologia desenvolvida e aplicada em outro estudo visando análise de políticas de segurança da informação dos órgãos do Poder Executivo. A metodologia baseia-se em uma análise quantitativa relacionada a quantidade de requisitos considerados como essenciais para elaboração de uma Política de Segurança da Informação e que foram identificados em cada uma da Políticas analisadas. Os resultados obtidos indicam que a maturidade das Políticas de Segurança dos Tribunais carece de maior atenção no sentido de se buscar o seu aperfeiçoamento visando aumento na efetividade do cumprimento das políticas, que tratam o tema Segurança da Informação, em cada um dos órgãos analisados.
Keywords: Segurança da informação
Política de segurança da informação
Norma e padrão de segurança
Governança em Tecnologia da Informação
Citation: SANTOS FILHO,Luis Gustavo Loyola dos . Análise da maturidade da política de Segurança da Informação dos tribunais superiores do poder judiciário brasileiro . 2016. 107 f. Monografia (Especialização governança em tecnologia da informação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12211
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Governança em tecnologia da informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51402360.pdf921.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.