Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12217
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do planejamento estratégico do Instituto Federal de Brasília no cotidiano dos servidores técnicos administrativos do Campus Samambaia
Authors: Macêdo, Jocimar Alves de
metadata.dc.identifier.orientador: Dechandt, Siegrid Guillaumon
Abstract: O Planejamento Estratégico é de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer organização. O estabelecimento de diretrizes permite que as ações da organização possam conduzir ao alcance dos objetivos determinados. Dentre as diversas etapas que fazem parte do Planejamento Estratégico estão presentes a Visão - que expressa o ponto máximo do patamar na qual a empresa almeja para seu futuro; a Missão: que determina a razão de ser da empresa. Ambas servem de alicerce para se atingir os Objetivos Organizacionais, pautados por meio de princípios e valores compartilhados entre todos os envolvidos. Para analisar essa influência foi adotada a metodologia de pesquisa exploratória qualitativa por meio de estudo de caso. Este estudo teve o objetivo de analisar a importância do Planejamento do Instituto Federal de Brasília no cotidiano dos servidores técnico-administrativos do Campus Samambaia em relação aos elementos Missão, Visão, Valores e Objetivos. Sua devida compreensão, divulgação e aplicação são essenciais para se buscar a excelência, e, no caso do setor público, garantir a efetividade das ações sociais. Pode-se concluir, com algumas importantes ponderações durante o estudo, que tais elementos influenciam e provocam efeitos na motivação e no desenvolvimento das atividades dos servidores em questão e para a gestão organizacional do referido Instituto.
Keywords: Planejamento estratégico
Missão
Visão
Valor
Objetivo
Citation: MACÊDO, Jocimar Alves de. A importância do planejamento estratégico do Instituto Federal de Brasília no cotidiano dos servidores técnicos administrativos do Campus Samambaia. 2016. 63 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12217
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500020.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.