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dc.contributor.advisorSilveira, Sérgio Oliveira da-
dc.contributor.authorPaldês, Roberto Avila-
dc.date.accessioned2018-06-07T19:08:59Z-
dc.date.available2018-06-07T19:08:59Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPALDÊS, Roberto Avila. O impacto da percepção dos avaliados nos resultados de uma universidade pública no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2016. 45 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12224-
dc.description.abstractOs gestores públicos precisam de indicadores para a tomada de decisões oportunas e corretas. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que fornecem indicadores da qualidade dos cursos no Brasil. Integra o ENADE um questionário dirigido aos estudantes e que inclui um levantamento do perfil socioeconômico e questões relativas às condições de oferta das instituições. O estudante deve avaliar os itens propostos pois os valores atribuídos entram na composição de um dos indicadores adotados pelo Ministério da Educação: o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O presente trabalho tem como objetivo avaliar como a percepção dos alunos de uma universidade pública tem impactado nos resultados dos alunos no ENADE. Utilizam-se para tanto os microdados disponibilizados pelo exame de 2014 e os manuais técnicos do INEP que regulam a sua obtenção. A amostra foi composta das respostas de 592 estudantes de 11 cursos diferentes submetidos a 51 questões, totalizando 30.192 avaliações. As questões consideradas referem-se à: percepção sobre a prova, desempenho do aluno no exame, formação didático-pedagógica dos estudantes, infraestrutura e instalações físicas, oportunidades de ampliação da formação acadêmica. Para interpretar os dados obtidos foi utilizado um modelo de equações estruturais e um programa de suporte à inferências, o SmartPLS. Os resultados sugerem que há uma pequena correlação entre a percepção do aluno sobre a prova e os resultados efetivamente alcançados. Os dados não permitem estabelecer uma correlação válida entre as condições de oferta dos cursos e percepção sobre a prova ou o desempenho dos alunos na mesma. A contribuição do estudo está em questionar a utilização das perguntas apresentadas no Questionário do Estudante como componente de um importante indicador de qualidade oficial, o CPC. Podem haver maneiras mais precisas de obter as informações desejadas, além de submeter as instituições de ensino superior (IES) ao risco de serem prejudicados por estudantes que não respondam com exatidão cada uma das perguntas. Nesse caso, haveria um sensível prejuízo para as IES e para as políticas públicas decorrentes pela utilização de um indicador de qualidade com componentes subjetivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-04T18:11:46Z No. of bitstreams: 1 51500132.pdf: 1665046 bytes, checksum: 4ec3a00987e1b256b0ff0719609c3c29 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-07T19:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500132.pdf: 1665046 bytes, checksum: 4ec3a00987e1b256b0ff0719609c3c29 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectQuestionário do estudantept_BR
dc.subjectEquação estruturalpt_BR
dc.titleO impacto da percepção dos avaliados nos resultados de uma universidade pública no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
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