Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12225
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise dos investimentos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e sua relação com o número de contratos firmados entre 2010 e 2015
Authors: Matias, Cleber Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor: Brasil, Ida Claudia P.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os montantes de recursos financeiros repassados pelo Governo Federal ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entre 2010 e 2015 e relacioná-los com o número de contratos firmados no mesmo período. Antes de abordar o objeto central deste trabalho, é necessário fazer uma síntese literária sobre políticas públicas e traçar um panorama daquelas relacionadas à educação superior brasileira, a fim de constatar a atuação do Estado na execução de ações que visem à garantia dos direitos sociais elencados na Constituição Federal, em especial o acesso ao ensino superior. Para tanto, ressalta-se a importância de compreender a necessidade de avaliar os programas governamentais, fase cíclica das políticas públicas frequentemente ignorada pelos agentes públicos no Brasil. Nesse sentido, o Fies requer atenção por se tratar de um programa bastante oneroso aos cofres públicos e ferramenta estratégica ao desenvolvimento do país, o que torna necessário verificar sua eficiência e efetividade, além do papel de autossustentabilidade. Para isso, foram colhidos dados orçamentários e contratuais junto às autoridades competentes, tais como Ministério da Educação e Tesouro Nacional, que demonstram que o programa tem atingido sua finalidade principal: expandir o acesso da população brasileira à educação superior.
Keywords: FIES
Fundo de financiamento estudantil
Investimento público
Avaliação de política pública educacional
Política pública
Citation: MATIAS, Cleber Fonseca. Análise dos investimentos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e sua relação com o número de contratos firmados entre 2010 e 2015. 2016. 46 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12225
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500141.pdf659.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.