Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZancanaro, Juliana-
dc.date.accessioned2018-06-08T18:13:30Z-
dc.date.available2018-06-08T18:13:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationZANCANARO, Juliana. O teatro na Cibercultura: influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatral. 2016. 128 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12229-
dc.description.abstractO presente estudo propõe identificar e analisar a influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatral, isto é, o que a dinâmica do ciberespaço imprime nas artes cênicas. Para isso, buscou-se entender a relação do teatro com a internet identificando as formas de interação desde sua utilidade na formação de profissionais; na pesquisa e produção de espetáculos; na divulgação das peças e formação de plateia; e, por fim, levantar histórico e formas da coexistência dos palcos presencial e virtual. Para a análise, foram feitas investigações bibliográficas, buscas pela rede, questionários objetivos aplicados para artistas e público; entrevista e conversas informais; e análise do Teatro Para Alguém, o primeiro grupo brasileiro a produzir teatro para a internet. Para o embasamento teórico, foram usados os conceitos de Magaldi (1994), Pavis (2008), Barba (2006 e 2010), Lemos (2012), Lévy (1999) e as teorias sobre teatro pós-dramático (LEHMANN, 2007) e teatro digital (MASURA, 2002). Como conclusão, foi quebrada a hipótese preconcebida de que o espetáculo mediado seria apenas válido como registro ou pra levá-lo a lugares distantes. Encontraram- se diversas possibilidades de interação que estão criando uma nova linguagem, que passa a ser uma outra, mas tem a liberdade de usar todos os recursos teatrais. O teatro presencial deve ser preservado, mas não há necessidade de temer ou estranhar esse “ciberteatro”, “webteatro”, “teatro virtual” ou “teatro digital”. Ele é fruto da cibercultura e da fusão de atividades com naturezas antagônicas, mas as mesmas finalidades: conectar pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-08T18:13:30Z No. of bitstreams: 1 51400318.pdf: 5015821 bytes, checksum: 7a0606bbbe26101f952176e63f6c86eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-08T18:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400318.pdf: 5015821 bytes, checksum: 7a0606bbbe26101f952176e63f6c86eb (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleO teatro na Cibercultura: influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.identifier.orientadorAlves, Carolina Assunção ept_BR
Appears in Collections:JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400318.pdf4.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.