Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zancanaro, Juliana | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-08T18:13:30Z | - |
dc.date.available | 2018-06-08T18:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ZANCANARO, Juliana. O teatro na Cibercultura: influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatral. 2016. 128 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12229 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe identificar e analisar a influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatral, isto é, o que a dinâmica do ciberespaço imprime nas artes cênicas. Para isso, buscou-se entender a relação do teatro com a internet identificando as formas de interação desde sua utilidade na formação de profissionais; na pesquisa e produção de espetáculos; na divulgação das peças e formação de plateia; e, por fim, levantar histórico e formas da coexistência dos palcos presencial e virtual. Para a análise, foram feitas investigações bibliográficas, buscas pela rede, questionários objetivos aplicados para artistas e público; entrevista e conversas informais; e análise do Teatro Para Alguém, o primeiro grupo brasileiro a produzir teatro para a internet. Para o embasamento teórico, foram usados os conceitos de Magaldi (1994), Pavis (2008), Barba (2006 e 2010), Lemos (2012), Lévy (1999) e as teorias sobre teatro pós-dramático (LEHMANN, 2007) e teatro digital (MASURA, 2002). Como conclusão, foi quebrada a hipótese preconcebida de que o espetáculo mediado seria apenas válido como registro ou pra levá-lo a lugares distantes. Encontraram- se diversas possibilidades de interação que estão criando uma nova linguagem, que passa a ser uma outra, mas tem a liberdade de usar todos os recursos teatrais. O teatro presencial deve ser preservado, mas não há necessidade de temer ou estranhar esse “ciberteatro”, “webteatro”, “teatro virtual” ou “teatro digital”. Ele é fruto da cibercultura e da fusão de atividades com naturezas antagônicas, mas as mesmas finalidades: conectar pessoas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-08T18:13:30Z No. of bitstreams: 1 51400318.pdf: 5015821 bytes, checksum: 7a0606bbbe26101f952176e63f6c86eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-08T18:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400318.pdf: 5015821 bytes, checksum: 7a0606bbbe26101f952176e63f6c86eb (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | O teatro na Cibercultura: influência das mídias digitais e sociais na linguagem teatral | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016 | - |
dc.identifier.orientador | Alves, Carolina Assunção e | pt_BR |
Appears in Collections: | JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51400318.pdf | 4.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.