Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Juliana Lourenço da Silva Macedo | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-09T18:41:04Z | - |
dc.date.available | 2018-06-09T18:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Juliana Lourenço da Silva Macedo. O Facebook na educação pública infantil: estudo de caso de uma escola do Distrito Federal. 2017. 65 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12235 | - |
dc.description.abstract | A cada dia, a tecnologia se faz mais presente no cotidiano da sociedade e, com ela, as redes digitais adquirem maior espaço. A visibilidade, socialização, aquisição de conhecimentos e praticidade proporcionados aos usuários são características do universo digital que atraem, constantemente, mais interessados. Em relação às instituições educacionais, assim como em diversos setores, as mídias digitais e redes sociais estão, aos poucos, ocupando essa área. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como o Facebook possibilita maior proximidade com a comunidade escolar (gestores, docentes, família e sociedade em geral), compreendendo o potencial do Facebook como recurso de integração escolar. O trabalho foi realizado com base em uma abordagem qualitativa a partir da fundamentação teórica sobre educação, comunicação, redes sociais, Facebook e as relações entre esses temas. Na discussão, foram utilizados conceitos de autores como Camila Porto (2014), Cicilia Peruzzo (1998), Manuel Castells (1999), Maria Aparecida Baccega (2000) e Raquel Recuero (2016). Além disso, foram aplicados questionários e a análise de métricas sobre a repercussão da página no Facebook da instituição de ensino público Jardim de Infância 108 Sul. Os resultados indicaram que membros da comunidade escolar julgam ser relevante e satisfatória a inserção da página como fonte de publicação de conteúdos de interesse geral e espaço para interação e proximidade entre os seguidores. Diante da pesquisa realizada, conclui-se que o uso da página no Facebook como ferramenta de rede social traz benefícios significativos para o processo educacional, com a publicação de conteúdos de interesse coletivo e a possibilidade de interação e contato mais próximo entre os membros da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-09T18:41:04Z No. of bitstreams: 1 51500028.pdf: 1453080 bytes, checksum: e9df656085a6ccf0fbe9831583c219c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-09T18:41:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500028.pdf: 1453080 bytes, checksum: e9df656085a6ccf0fbe9831583c219c3 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Rede social | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O Facebook na educação pública infantil: estudo de caso de uma escola do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Alves, Carolina Assunção e | pt_BR |
Appears in Collections: | JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500028.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.