Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12282
metadata.dc.type: TCC
Title: Importância do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico como tratamento da incontinência urinária na mulher: uma revisão de literatura
Authors: Barbosa, Thayssa Bruna Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Mara Cláudia
Abstract: A definição da incontinência urinária se dá pela perda involuntária de urina, ocorrendo também aos pequenos esforços, como: tossir, espirrar, rir, e até mesmo no momento do exercício físico ou AVDs. Estas situações ocorrem devido a fraqueza do músculo que controla o fluxo urinário da bexiga, denominado esfíncter urinário. Cerca de 30 a 50% das mulheres, sendo muitas delas jovens, são inaptas de contrair seus músculos perineais voluntariamente. Existem tratamentos conservadores que ajudam na melhora do quadro e até mesmo na cura da disfun-ção, e consequentemente na qualidade de vida. O objetivo foi analisar se o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico contribui de forma significativa como método de tratamento da IU na mulher, através do tratamento conservador. As buscas foram realizadas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), PubMed, Lilacs e Bireme no idioma por-tuguês e inglês, sendo selecionados os estudos publicados no período de 2010 à 2017. Dos 38 artigos encontrados, 30 foram excluídos, e após a análise dos textos, a amostra total foi com-posta por 08 artigos que constituíram os resultados e a discussão. Conclui-se que pacientes que são submetidas a reabilitação da musculatura do assoalho pélvico através de cinesiotera-pia associada ou não a outras intervenções, apresentam resposta positiva na melhora das mic-ções noturnas e diárias, demonstrando eficácia no fortalecimento do assoalho pélvico, assim, diminuindo ou eliminando a incontinência urinária, e consequentemente contribuindo para melhora na qualidade de vida da mulher.
Keywords: Incontinência urinária
Assoalho pélvico
Fortalecimento
Exercícios perineais
Tratamento fisioterapêutico
Cinesioterapia
Citation: BARBOSA, Thayssa Bruna Nascimento. Importância do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico como tratamento da incontinência urinária na mulher: uma revisão de literatura. 2017. 26 f. Monografia (Especialização em Fisioterapia em Reabilitação do Assoalho Pélvico) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12282
Issue Date: 2017
Appears in Collections:FIS - Pós-graduação em Fisioterapia em Reabilitação do Assoalho Pélvico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600822.pdf433.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.