Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPires, Ivone de Almeida-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcos Vinicius Neves-
dc.date.accessioned2018-06-15T18:05:52Z-
dc.date.available2018-06-15T18:05:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcos Vinicius Neves. Estratégias de marketing adotadas pelos dois maiores concorrentes da aviação comercial brasileira no período de 2005 a 2014. 2016. 63 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12307-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias adotadas pelos dois principais concorrentes do mercado, quais sejam: as empresas Gol e Tam - para a inclusão da classe média como consumidora do transporte aéreo no mercado doméstico, compará-las, e verificar a efetividade das mesmas para a inclusão da referida classe socioeconômica no modal aéreo. O método adotado foi a inferência, partindo-se do pressuposto de que a classe média está efetivamente inclusa como usuária do transporte aéreo. Assim, analisou-se as estratégias de marketing, e as políticas setoriais e regulatórias que convergiram para o pressuposto. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica. Os resultados alcançados corroboraram o pressuposto, no sentido de que mostram que as estratégias de marketing adotadas por Gol e Tam abarcam a classe média como público-alvo consumidor de seus serviços, promovendo a inclusão social não só dessa classe específica, mas indo além, ao incluir várias classes sociais. A conclusão do trabalho é no sentido de que as estratégias de marketing dos concessionários de serviço de transporte aéreo regular de passageiros Tam e Gol estão em consonância com a política setorial, que é de inclusão social no modal aéreo, estimulada pela concorrência na prestação do referido serviço.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-06-15T18:05:52Z No. of bitstreams: 1 51400277.pdf: 1551516 bytes, checksum: 4917e80bb8a1da38ce9345a4e27ba67a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T18:05:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400277.pdf: 1551516 bytes, checksum: 4917e80bb8a1da38ce9345a4e27ba67a (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte aéreopt_BR
dc.subjectClasse médiapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.titleEstratégias de marketing adotadas pelos dois maiores concorrentes da aviação comercial brasileira no período de 2005 a 2014pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400277.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.