Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12346
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Percepções das resistências e das adesões à experiência de alfabetização popular na casa de Paulo Freire em São Sebastião - DF |
Authors: | Araújo, Elias Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ciarallo, Gilson |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo geral compreender as resistências e adesões ao projeto de alfabetização popular de jovens, adultos e idosos em vigência na Casa de Paulo Freire, na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. A metodologia utilizada foi inspirada em Paulo Freire cuja proposta é de uma educação dialógica que valoriza a cultura popular e os movimentos populares e sociais, tendo o educando (a) como sujeito principal do processo, que fundamenta a proposta de trabalho na Casa de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa que se utiliza da estratégia estudo de caso e da técnica entrevista semiestruturada com a comunidade adjacente à casa Paulo Freire, em São Sebastião. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do movimento popular para a organização de projetos e ações que visam à qualidade de vida dos educandos (as) e seu desenvolvimento político-social, contribuindo para a conscientização política libertadora, levando à participação crítica para a transformação da sociedade |
Keywords: | Alfabetização Movimento popular Conscientização e libertação Paulo Freire |
Citation: | ARAÚJO, Elias Silva. Percepções das resistências e das adesões à experiências de alfabetização popular na casa de Paulo Freire - DF. 2017. 96 f. Monografia (Especialização em História) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12346 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | HIS - Pós-graduação em História, sociedade e cidadania |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51500266.pdf | 869.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.