Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12377
metadata.dc.type: TCC
Title: Sistema para predição e alerta de episódios hipoglicêmicos noturnos em diabéticos tipo 1 com uso de sensor de variabilidade da frequência cardíaca linkado à plataforma do microcontrolador arduino
Authors: Oliveira, Rebeca Hannah de Melo
Abstract: O número de portadores de Diabetes Mellitus na sociedade brasileira vem aumentando a cada ano, e um problema recorrente pelo qual diabéticos tipo 1 passam são as crises hipoglicêmicas, definidas como quedas na taxa de glicose no sangue. Tais crises trazem consequências físicas imediatas ao diabético, sendo mais perigosas no período noturno, quando o portador da disfunção está sujeito a hipoglicemias despercebidas. No mercado, sensores glicêmicos estão disponíveis para auxiliar diabéticos a obter um melhor controle da glicemia e evitar as crises. Entretanto tais dispositivos são vendidos a altos preços, o que os torna inacessíveis a grande parte da população. Tomando como base esse fator, este trabalho tem por finalidade o desenvolvimento e o teste comparativo de um novo sistema de predição hipoglicêmica que seja eficiente e mais acessível do que os existentes. O foco do projeto é a análise de hipoglicemias por meio de sinais de HRV (Heart Rate Variability, ou Variabilidade da Frequência Cardíaca) obtidos por um simples sensor de pulso Pulse Sensor e interpretados pelo microcontrolador Arduino em um gráfico de Poincaré (Poincaré Plot). Com os resultados obtidos, um sistema de alerta é feito, de modo a despertar o usuário antes da queda glicêmica, evitando assim crises mais sérias durante o sono. Para obter-se boa caracterização do sistema, o teste foi realizado em voluntários portadores de Diabetes tipo 1, na faixa etária de 20 a 40 anos, os quais não apresentam prévias complicações cardíacas que possam alterar os resultados. O sistema foi testado e comprovou-se sua eficácia na previsão hipoglicêmica durante o período do sono, com vantagem de tempo de aviso e de preço, em relação aos sensores vendidos no mercado.
Keywords: Diabetes
Hipoglicemia
Pulse sensor
Poincaré plot
Arduino
Citation: OLIVEIRA, Rebeca Hannah de Melo. Sistema para predição e alerta de episódios hipoglicêmicos noturnos em diabéticos tipo 1 com uso de sensor de variabilidade da frequência cardíaca linkado à plataforma do microcontrolador arduino. 2018. 77 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12377
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ENE - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21349722.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.