Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12394
metadata.dc.type: TCC
Title: Simulador de operações de guerra cibernética: ferramenta de treinamento e preparo de recursos humanos para atuarem no ciberespaço
Authors: Machado, André Ferreira Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Brandão, José Eduardo Malta de Sá
Abstract: A revolução tecnológica transformou e ainda transforma, cada dia mais, a vida de pessoas, estados e nações. Dentro deste cenário, a cibernética ganha espaço em reportagens de revistas e jornais, programas de televisão, nas mídias sociais e até mesmo em filmes de Hollywood. Os acontecimentos no ciberespaço envolvem e atingem a todos, pois estamos conectados em uma grande rede virtual. Neste contexto, a preocupação de defender as fronteiras virtuais e formar soldados digitais, ganha foco nos governos de todo o mundo. A preocupação brasileira de formar recursos humanos aptos a combater no espaço cibernético está registrada em diversos documentos nacionais. Desta forma, este trabalho buscou apresentar uma ferramenta de simulação voltada para o treinamento de militares brasileiros que atuarão no espaço cibernético. Com este objetivo geral, realizamos pesquisas bibliográficas em diversas fontes militares (manuais ostensivos), artigos acadêmicos (nacionais e internacionais), materiais didáticos utilizados em cursos específicos da área cibernética e livros da ciência da computação. Um estudo de caso foi apresentado, assim como o desenvolvimento de um exercício de ataque cibernético realizado com um simulador cibernético. Por meio deste estudo, foi possível identificar vantagens e desvantagens da ferramenta em questão, bem como salientar a importância do assunto e a dificuldade da formação de recursos humanos aptos a operarem em ambientes virtuais, com segurança e eficiência.
Keywords: Cibernética
Simulador
Capacitação
Citation: MACHADO, André Ferreira Alves. Simulador de operações de guerra cibernética: ferramenta de treinamento e preparo de recursos humanos para atuarem no ciberespaço. 2016. 68 f. Monografia (Especialização em Rede de Computadores com ênfase em Segurança) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12394
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Rede de computadores com ênfase em segurança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400171.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.