Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12436
metadata.dc.type: Livro
Title: O Tao Te Ching aplicado à Medicina: uma interpretação médica dos ensinamentos de LaoTse sobre o caminho e a virtude
Authors: Soares, Carla Abreu
Abstract: Lao Tse, através de seu olhar de simplicidade e de grande sabedoria perante a vida, nos traz profundas reflexões acerca de movimentos que podemos adotar para nossa vida Ocidental. Um destes movimentos, é respeitar o fluxo natural das “coisas”. É a prática do wu - wei . É o agir sem forçar, fazendo a nossa parte, mas deixando que a grande força de sabedoria universal faça a parte que cabe a ela. Isso nos remete a um olhar e práticas de entrega e serenidade perante a vida. Autores do mundo inteiro interpretaram a obra sob suas perspectivas pessoais, o que reforça que o caminho natural e a adoção de práticas virtuosas podem ser aplicadas em nossas vidas pessoais e em qualquer área de conhecimento. O grande chamado para decodificação dos 81 Poemas de Lao Tse para a área de saúde, advém de um panorama nitidamente constatado na área médica, aonde se percebe, que não raras vezes, o médico encontra-se num estado tão adoecido quanto seu paciente. Na Medicina Veterinária, especialmente, altos índices de Síndrome de Burnout e Suicídios pincelam o triste cenário de autodesconexão, muitas vezes, irreversíveis a tempo, entre acadêmicos e profissionais.
Keywords: Poema
Tao Te Ching
Medicina tradicional chinesa
Lao-Tse
Citation: SOARES, Carla Abreu. O Tao Te Ching aplicado à Medicina: uma interpretação médica dos ensinamentos de LaoTse sobre o caminho e a virtude. Brasília: UniCEUB, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12436
Issue Date: 2018
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TAO TE CHING APLICADO À MEDICINA (1).pdf3,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.