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dc.contributor.advisorSouza, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de-
dc.contributor.authorKerpel, Lucas Cecchin Flores Aragão Carvalho-
dc.date.accessioned2018-09-17T15:15:09Z-
dc.date.available2018-09-17T15:15:09Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationKERPEL, Lucas Cecchin Flores Aragão Carvalho. Direito fundamental à educação e os parâmetros do sistema nacional de atendimento socioeducativo. 2018. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12495-
dc.description.abstractA presente pesquisa versa sobre o direito fundamental à educação para os adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de internação, com ênfase à efetividade desse direito no âmbito do Distrito Federal, na perspectiva do paradigma da Proteção Integral e dos parâmetros do Sistema Nacional Socioeducativo. O ponto de partida é o contexto histórico à organização do Paradigma das Nações Unidas da Proteção Integral, tendo como referência inicial o movimento dos reformadores, com uma breve explanação acerca do Código Mello Matos, bem como do Código de Menores de 1979, chegando ao marco democrático, qual seja, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com realce para os princípios que informam esse paradigma e o necessário diálogo com o direito fundamental à educação. Em seguida, é abordado o modelo de responsabilização do adolescente em conflito com a lei, com destaque para o devido processo legal e apresentando a medida socioeducativa de internação, com ênfase para os direitos conferidos ao adolescente interno, notadamente o direito à educação. Por fim, são traçados os parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ao direito à educação e uma abordagem da aparente realidade das unidades de internação no Distrito Federal, para, na sequência, realizar um paralelo, a fim de aferir se o direito à educação é assegurado nas unidades de internação do Distrito Federal, nos moldes do SINASE.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-09-03T16:42:53Z No. of bitstreams: 1 21432725 Lucas Carvalho.pdf: 699319 bytes, checksum: 71fa43c019b51884de0a49ca56a96bbf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-09-17T15:15:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21432725 Lucas Carvalho.pdf: 699319 bytes, checksum: 71fa43c019b51884de0a49ca56a96bbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-17T15:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21432725 Lucas Carvalho.pdf: 699319 bytes, checksum: 71fa43c019b51884de0a49ca56a96bbf (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParadigmapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSINASEpt_BR
dc.subjectProteção integralpt_BR
dc.titleDireito fundamental à educação e os parâmetros do sistema nacional de atendimento socioeducativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.description.urlhttp://repositorio.uniceub.br/retrieve/33304/21432725%20Lucas%20Carvalho.pdfpt_BR
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