Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12657
metadata.dc.type: TCC
Title: Universidades Corporativas como políticas públicas de desenvolvimento de pessoas: um estudo de caso da Universidade Banco Central do Brasil
Authors: Bittencourt, Diogo Cabral
metadata.dc.contributor.advisor: Brasil, Ida Claudia Pessoal
Abstract: As organizações estão cada vez mais chamando para si a responsabilidade de investir na educação dentro de seus próprios espaços. Esse movimento aparece para superar as lacunas deixadas por uma escolarização na maioria das vezes tradicionalista que forma profissionais generalistas os quais não conseguem relacionar teoria e pratica de maneira satisfatória. Na esfera pública, a capacitação dos servidores públicos começou a ser discutida com a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1938 e tem sido aprimorada ao longo dos anos, até a instituição mais recente da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal pelo Decreto n.o 5.707/2006, porém ainda existem dificuldades e desafios que impactam no desempenho das funções públicas e no atendimento ao público. As universidades corporativas começaram a surgir no Brasil na década de 90 na iniciativa privada como um instrumento estratégico para que, a partir do conhecimento, fosse possível obter resultados conforme missão, visão e valores organizacionais e atualmente já estão presente no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, na Vale, na Eletronorte, na Petrobras, no Banco Central do Brasil, entre outras instituições. A escolha do tema do presente trabalho tem como justificativa a crescente importância do conhecimento nas organizações, e seu objetivo principal busca compreender como as universidades corporativas podem contribuir no desenvolvimento dos servidores públicos, utilizando também uma análise como estudo de caso da Universidade Banco Central do Brasil. Os principais resultados da investigação indicam que essa forma de gestão do conhecimento é compatível com as necessidades do setor público e de seus contribuintes, com potencial para melhoras significativas na gestão pública.
Keywords: Universidade corporativa
Desenvolvimento de pessoal
Administração pública
Citation: BITTENCOURT, Diogo Cabral. Universidades Corporativas como políticas públicas de desenvolvimento de pessoas: um estudo de caso da Universidade Banco Central do Brasil . 2017. 42 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12657
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500498.pdf179.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.