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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação de políticas públicas: criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação- EBC
Authors: Lima, Sheila Maria Sousa Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Brasil, Ida Claudia Pessoal
Abstract: Este estudo verificou os efeitos do Projeto de criação do Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública na busca da excelência em conteúdos, linguagens, formatos criativos e inovadores, para a formação de estrutura técnica e profissional no campo da Comunicação Pública, a partir de aspectos já analisados nos artigos e estudos anteriores decorrentes da parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação - EBC e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO. Fundamentado em conceitos e teorias sobre políticas públicas e comunicação pública o trabalho busca compreender como se dá o processo de criação do Centro de Pesquisa Aplicada no âmbito da estrutura já existente da EBC tendo como base o fomento à inovação, que inclui o apoio à implantação e consolidação de ambientes promotores da inovação, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre entidades públicas e privadas, tanto no âmbito nacional como internacional. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a técnica da observação participante, através do estudo levantado no referencial teórico. A partir da análise de dados foi possível perceber que existem inúmeras iniciativas bem sucedidas de comunicação pública no mundo, que podem ser considerados modelos globais de sucesso a serem seguidos em termos de pesquisa e treinamento em radiodifusão pública de qualidade, no sentido de aprimorar os serviços prestados pela empresa. Destacaram-se no estudo os resultados apresentados no Relatório de acompanhamento de desempenho do Projeto de 2016 e o Relatório Gerencial da EBC 2015/2016, sendo possível confirmar que apesar do encerramento do Projeto executado pela EBC em cooperação com a UNESCO, a proposta do Centro está alinhada com um dos objetivos da radiodifusão pública estipulada pela lei que rege a EBC que é “promover e estimular formação e o treinamento de pessoal especializado necessário às atividades de radiodifusão, comunicação e serviços conexos.” Além de estar indicado no princípio legal, é a maneira propícia de se produzir conhecimento específico e em linha com padrões internacionais, de forma a tornarmo-nos referência no Brasil, América Latina e países de língua portuguesa, conforme demandava o Projeto de Cooperação EBC/Unesco.
Keywords: Gestão pública
Política pública
Avaliação de política pública
Comunicação pública
Citation: LIMA, Sheila Maria Sousa Alves. Avaliação de políticas públicas: criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação- EBC. 2017. 88 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12706
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - MBA em Gestão pública

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