Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Rosi Valéri Corrêa-
dc.contributor.authorXavier, Rita de Cássia S.-
dc.date.accessioned2013-09-19T18:13:19Z-
dc.date.available2013-09-19T18:13:19Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893-
dc.description.abstractAs questões relativas à leitura vêm sendo discutidas há tempos e perpassam a escrita, considerando que a história, da humanidade à era contemporânea, é permeada por documentos escritos. Diante desse contexto e com embasamento na produção de autores como Luiz Antônio Marcuschi, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Ingedore Villaça Koch, dentre outros, tem-se que o incentivo e fomento da produção textual são critérios a serem defendidos pelos educadores, de modo a garantir uma participação plena de seus educandos, como cidadãos conscientes e com perfil questionador na sociedade letrada, por meio da sensibilização dos alunos quanto à necessidade de se conduzir a leitura e, por pertinência, a produção textual, como práticas alternativas e imprescindíveis no papel formativo do cidadão, além do incentivo ao convívio social. A questão principal é de como os aspectos linguísticos podem estar vinculados ao local de onde o aluno vem e se podem interferir na produção textual. Os resultados alcançados revelam que o trabalho da docente em classe pode afetar a produção, sem que sobressaia a origem do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-09-19T18:13:19Z No. of bitstreams: 1 TCC - Rita de Cássia - RA - 20850699.pdf: 1249855 bytes, checksum: b5c2d94e157db90a7fe6d30969fd1d59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-09-19T18:13:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Rita de Cássia - RA - 20850699.pdf: 1249855 bytes, checksum: b5c2d94e157db90a7fe6d30969fd1d59 (MD5) Previous issue date: 2013-06en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleAnálise linguística em produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Rita de Cássia - RA - 20850699.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.