Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3911
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Benefícios da flexibilidade nas aulas de educação física escolar |
Authors: | Hartmann, Camila Soares |
metadata.dc.contributor.advisor: | Garcia, Fabrício Carlo |
Abstract: | A flexibilidade é uma capacidade que influencia na aptidão física da criança, ajuda na musculatura e no desempenho muscular prevenindo-a de doenças musculoesqueléticas e do sedentarismo. A criança com a intervenção do professor nas aulas de educação física desenvolve a flexibilidade que está voltada para o condicionamento físico, treinamento desportivo e a área escolar como auxilio didático. Este estudo teve como objetivo reconhecer os benefícios da flexibilidade e seus conceitos no ambiente da educação física escolar. Material e Métodos: o presente estudo será caracterizado como de cunho descritivo e delineamento bibliográfico. Revisão da Literatura: A flexibilidade é um componente da aptidão física que pode se relacionar com à saúde ou com o desempenho motor. Entender os conceitos e definições da flexibilidade e do alongamento para sua utilização, abordando as suas diferenças entre método e capacidade. A abordagem deste capítulo pretende realçar a temática sobre flexibilidade no ambiente escolar, ao atribuir a importância do desenvolvimento de programas direcionados à essa capacidade física, para que a Educação Física escolar assuma como uma de suas funções a promoção de estilos de vida ativos, tendo em vista o longo tempo que a criança permanece sentada na escola, assistindo televisão como também transportando carga excessiva de materiais escolares. Considerando os aspectos pedagógicos, a escola também deve enfatizar ações promotoras da saúde de forma preventiva, além de ampliar a capacidade de lidar com as limitações advindas do sedentarismo. As medidas adotadas devem ser diretas sobre as condições determinantes da saúde, para alcançar um estado de bem-estar físico, mental e social. Conclusão: A flexibilidade deve ser desenvolvida no ambiente escolar para propiciar melhor desenvolvimento global entre meninas e meninas adolescentes, pois de acordo com a literatura a flexibilidade auxilia na manutenção e prevenção do desenvolvimento de um individuo, atuando na saúde como prevenção do sedentarismo e melhoria da qualidade de vida. |
Keywords: | Flexibilidade Educação física escolar Aptidão física Mobilidade Alongamento |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3911 |
Issue Date: | Jun-2013 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Camila Soares Hartman.pdf | 202.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.