Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3919
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos cooperativos como ferramenta de inclusão na educação física escolar
Authors: Petito, Mateus
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Sérgio Adriano
Abstract: Atualmente, muito se discute o excesso do individualismo, preconceito, discriminação e a competição no cotidiano, principalmente em ambientes educacionais. Objetivo: Com isso, o presente trabalho de conclusão de curso demonstra que os jogos cooperativos são mais apropriados para a educação física escolar. Materiais e Métodos: O presente trabalho constou de uma pesquisa de delineamento bibliográfico de natureza exploratória. O material utilizado consistiu em livros e artigos científicos publicados no período entre 2003 e 2013. As informações coletadas para a conclusão deste estudo foram retiradas de consultas em livros presentes na Biblioteca Reitor João Herculino localizado no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e pesquisa em periódicos de artigos disponíveis em revistas científicas. Referencial Teórico: Em suma, os Jogos Cooperativos tem como propósito em modificar o caráter competitivo e esportivo presente nestas aulas em atividades que visam à participação de todos, sem excluir os menos habilidosos, os mais fracos, os mais altos e os mais baixos, no qual o papel do professor é incentivar, motivar e incluir aqueles que possuem diferenças individuais, para que os alunos possam sentir o prazer e a capacidade de praticar atividades práticas, dentro dos seus limites. Considerações Finais: Concluimos que os jogos cooperativos são realmente a melhor abordagem para a inclusão de alunos na educação física escolar.
Keywords: Jogo cooperativo
Educação física escolar
Inclusão social
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3919
Issue Date: 2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mateus Petitto.pdf400.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.