Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3945
metadata.dc.type: TCC
Title: Inteligência competitiva: influência na formulação de estratégias empresariais no Distrito Federal
Authors: Pagnoncelli, Marcelo Halliday
metadata.dc.contributor.advisor: Cordeiro, Marcelo Antônio Lisboa
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou avaliar como a Inteligência Competitiva (IC), vista como o processo de coleta, análise e disseminação de dados e de informação sobre concorrentes e mercados, influencia na formulação de estratégias. De acordo com o conceito de IC, a informação passa a ser de suma importância para a sobrevivência das organizações, e o conhecimento um diferencial essencial para a tomada de decisão estratégica. Para verificar sua influência, foram realizadas quatro entrevistas em três empresas que utilizam e/ou possuem sistemas de Inteligência Competitiva. A análise dos dados foi qualitativa, onde os dados obtidos são relacionados com a base teórica, ordenados e categorizados. Os resultados mostram que, embora as organizações investigadas apresentem diferentes concepções e práticas sobre a IC, em todas elas há uma profunda influência da IC no processo de formulação de estratégias e de geração de valor agregado.
Keywords: Inteligência competitiva
Dados
Informação
Conhecimento
Formulação de estratégia
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3945
Issue Date: 2013
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20916875.pdf569.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.