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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sirimarco, Carolina Scoralick | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T19:39:30Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T19:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4114 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia tem por objetivo a análise da coerência interna da competência atribuída ao Senado Federal, pela Constituição da República no seu art. 52, X, frente à possibilidade aventada pelo Ministro Gilmar Ferreira Mendes no julgamento da Reclamação 4335 de a própria decisão do Supremo Tribunal Federal conter força normativa suficiente para atingir a todos os jurisdicionados, prescindindo da atuação do Senado Federal. Partindo da análise dos votos já proferidos na Reclamação, ao longo do trabalho, é estabelecido um debate acerca do surgimento e apresentação, hodierna, dos modelos de controle de constitucionalidade americano e austríaco e como foram incorporados no ordenamento jurídico nacional. Ao final passa-se à análise do instituto da súmula vinculante e do seu papel na jurisdição constitucional brasileira. Nessa esteira, chega-se ao questionamento: a atual modelagem do controle de constitucionalidade no Brasil e o instituto da súmula vinculante legitimam a proposta de conferir-se ao Senado Federal o papel de dar mera publicidade à decisão do Supremo Tribunal Federal sugerida pelo Ministro Gilmar Mendes? A solução aponta no sentido de que não se pode ratificar o entendimento do Ministro, pois caso fosse seguido haveria uma absoluta descaracterização do controle difuso e concreto, principalmente no que tange aos seus efeitos. Ademais, a adoção desse entendimento desconstitucionalizaria a própria súmula vinculante, na medida em que qualquer decisão do Supremo Tribunal Federal seria dotada de efeitos erga omnes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-10-07T19:39:30Z No. of bitstreams: 1 Carolina Scoralick Sirimarco RA 20808747.pdf: 682762 bytes, checksum: 3b9fc07ee8060fa89423758f38d1709a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-10-07T19:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Scoralick Sirimarco RA 20808747.pdf: 682762 bytes, checksum: 3b9fc07ee8060fa89423758f38d1709a (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jurisdição constitucional | pt_BR |
dc.subject | Controle de constitucionalidade | pt_BR |
dc.subject | Modelo | pt_BR |
dc.subject | Resolução do Senado Federal | pt_BR |
dc.subject | Súmula vinculante | pt_BR |
dc.title | Coerência interna do controle de constitucionalidade no Brasil: a suspensão de execução pelo Senado Federal, no todo ou parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal a partir da análise da Reclamação 4335 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | - |
dc.identifier.orientador | Simon, Henrique Smidt | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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