Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Jamille Paula dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-09T19:17:44Z | - |
dc.date.available | 2013-10-09T19:17:44Z | - |
dc.date.issued | 20105-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia analisa a influência que a cooperação desenvolvida no pós-Segunda Guerra exerce sobre a esfera nacional a partir do relacionamento do governo brasileiro com o Banco Mundial no período de 1995 à 2002. Com base nas categorias da Escola Inglesa desenvolvidas por Hedley Bull – Sistema Internacional, Sociedade Internacional e Comunidade Internacional – buscou-se demonstrar a presença desses três elementos no cenário internacional, bem como a importância de cada um para a análise de determinados temas a exemplo da educação. Em meio às discussões sobre o desenvolvimento da década de 1990, sobressai a relevância do papel da educação como instrumento de empoderamento do indivíduo de maneira a permitir-lhe a superação da pobreza e a sua participação como agente de controle das reformas neoliberais incentivadas pelo Banco na década de 1990. A partir dos conceitos de capital humano e social traçou-se uma alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável com base concepção de que alguns temas devem ser tratados sob a ótica do indivíduo, destinatário final das decisões tomadas nos grandes círculos internacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-10-09T19:17:44Z No. of bitstreams: 1 Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf: 637104 bytes, checksum: 5f71e7edb99a781680d9577a53370036 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-10-09T19:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf: 637104 bytes, checksum: 5f71e7edb99a781680d9577a53370036 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Organização internacional | pt_BR |
dc.subject | Modelo de cooperação | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.title | A cooperação pós-segunda guerra e suas implicações na esfera nacional: um estudo da participação do Banco Mundial na formulação das políticas educacionais do governo Fernando Henrique Cardoso | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | - |
dc.identifier.orientador | Marinucci, Raquel Boing | pt_BR |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf | 622.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.