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dc.contributor.authorLeal, Jamille Paula dos Reis-
dc.date.accessioned2013-10-09T19:17:44Z-
dc.date.available2013-10-09T19:17:44Z-
dc.date.issued20105-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196-
dc.description.abstractA presente monografia analisa a influência que a cooperação desenvolvida no pós-Segunda Guerra exerce sobre a esfera nacional a partir do relacionamento do governo brasileiro com o Banco Mundial no período de 1995 à 2002. Com base nas categorias da Escola Inglesa desenvolvidas por Hedley Bull – Sistema Internacional, Sociedade Internacional e Comunidade Internacional – buscou-se demonstrar a presença desses três elementos no cenário internacional, bem como a importância de cada um para a análise de determinados temas a exemplo da educação. Em meio às discussões sobre o desenvolvimento da década de 1990, sobressai a relevância do papel da educação como instrumento de empoderamento do indivíduo de maneira a permitir-lhe a superação da pobreza e a sua participação como agente de controle das reformas neoliberais incentivadas pelo Banco na década de 1990. A partir dos conceitos de capital humano e social traçou-se uma alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável com base concepção de que alguns temas devem ser tratados sob a ótica do indivíduo, destinatário final das decisões tomadas nos grandes círculos internacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-10-09T19:17:44Z No. of bitstreams: 1 Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf: 637104 bytes, checksum: 5f71e7edb99a781680d9577a53370036 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-10-09T19:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf: 637104 bytes, checksum: 5f71e7edb99a781680d9577a53370036 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOrganização internacionalpt_BR
dc.subjectModelo de cooperaçãopt_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.titleA cooperação pós-segunda guerra e suas implicações na esfera nacional: um estudo da participação do Banco Mundial na formulação das políticas educacionais do governo Fernando Henrique Cardosopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-
dc.identifier.orientadorMarinucci, Raquel Boingpt_BR
Appears in Collections:REL - Graduação

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