Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ciarlini, Álvaro Luis de Araújo Sales | - |
dc.contributor.author | Amaral, Marianne Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-16T14:45:33Z | - |
dc.date.available | 2013-10-16T14:45:33Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4350 | - |
dc.description.abstract | A judicialização é um fenômeno que vem ocorrendo em quase todos os países do Ocidente. No Brasil, ela decorre fundamentalmente das bases estipuladas pelo próprio legislador constituinte. Assim, pode-se destacar o modelo abrangente de controle de constitucionalidade e a procura por uma redemocratização como causas para o fenômeno no cenário brasileiro. Dessa forma, a judicialização das políticas públicas de educação decorre do controle judicial da constitucionalidade da ação ou da omissão dos Poderes públicos na busca pela concretização do direito à educação. Caso ocorra uma ação constitucionalmente inadequada ou uma omissão injustificada na efetivação do direito à educação se estará diante de uma inconstitucionalidade a ser repelida pelo Judiciário. Afinal, o direito à educação é um direito público subjetivo e, por isso, a sua concreta realização pode ser pleiteada na via judicial. Nesse contexto, o princípio da separação dos poderes pode ser apontado como um possível limite para a atuação do “Terceiro Poder” na esfera das políticas públicas. No entanto, entende-se que o Poder Judiciário está na verdade cumprindo a função delineada pela Constituição Federal de 1988 e que a discussão deve se pautar, em última análise, nos riscos para a democracia que a atuação incisiva do Poder Judiciário pode trazer. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by UniCEUB Biblioteca (biblioteca@uniceub.br) on 2013-10-16T14:45:33Z No. of bitstreams: 1 Marianne Gomes de Amaral RA 20856280.pdf: 1023181 bytes, checksum: 2d86113adc347c5630efd7bbd425b1ab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-10-16T14:45:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marianne Gomes de Amaral RA 20856280.pdf: 1023181 bytes, checksum: 2d86113adc347c5630efd7bbd425b1ab (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Judicialização | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Separação do poder | pt_BR |
dc.title | Judicialização das políticas públicas de educação sob o prisma da separação dos poderes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marianne Gomes de Amaral RA 20856280.pdf | 999.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.