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dc.contributor.advisorCiarlini, Álvaro Luis de Araújo Sales-
dc.contributor.authorAmaral, Marianne Gomes de-
dc.date.accessioned2013-10-16T14:45:33Z-
dc.date.available2013-10-16T14:45:33Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4350-
dc.description.abstractA judicialização é um fenômeno que vem ocorrendo em quase todos os países do Ocidente. No Brasil, ela decorre fundamentalmente das bases estipuladas pelo próprio legislador constituinte. Assim, pode-se destacar o modelo abrangente de controle de constitucionalidade e a procura por uma redemocratização como causas para o fenômeno no cenário brasileiro. Dessa forma, a judicialização das políticas públicas de educação decorre do controle judicial da constitucionalidade da ação ou da omissão dos Poderes públicos na busca pela concretização do direito à educação. Caso ocorra uma ação constitucionalmente inadequada ou uma omissão injustificada na efetivação do direito à educação se estará diante de uma inconstitucionalidade a ser repelida pelo Judiciário. Afinal, o direito à educação é um direito público subjetivo e, por isso, a sua concreta realização pode ser pleiteada na via judicial. Nesse contexto, o princípio da separação dos poderes pode ser apontado como um possível limite para a atuação do “Terceiro Poder” na esfera das políticas públicas. No entanto, entende-se que o Poder Judiciário está na verdade cumprindo a função delineada pela Constituição Federal de 1988 e que a discussão deve se pautar, em última análise, nos riscos para a democracia que a atuação incisiva do Poder Judiciário pode trazer.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by UniCEUB Biblioteca (biblioteca@uniceub.br) on 2013-10-16T14:45:33Z No. of bitstreams: 1 Marianne Gomes de Amaral RA 20856280.pdf: 1023181 bytes, checksum: 2d86113adc347c5630efd7bbd425b1ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-10-16T14:45:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marianne Gomes de Amaral RA 20856280.pdf: 1023181 bytes, checksum: 2d86113adc347c5630efd7bbd425b1ab (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJudicializaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSeparação do poderpt_BR
dc.titleJudicialização das políticas públicas de educação sob o prisma da separação dos poderespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-
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