Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4539
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A inclusão social do negro no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental após a implementação da Lei 10.639/03 |
Authors: | Silva, Anatalice Mota da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Rosa, Maria Eneida Matos da |
Abstract: | O tema deste trabalho acadêmico é averiguar como se dá a inclusão do negro no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, após a Lei 10639/03. Faz um breve percurso do que foi a escravidão e dos argumentos utilizados pelos europeus para dominarem os povos africanos. E ainda discorre sobre as teorias cientificistas do século XIX, que foram utilizadas para justificar a inferioridade do afrodescendente no Brasil, reforçando a discriminação racial, e, tendo como consequência a exclusão social do negro até os dias de hoje. Apresenta como resultado a criação da Lei, que obriga a inserção em todo o Currículo Educacional do ensino de história e culturas africanas e afrobrasileiras. O trabalho também traz a análise de textos de livros didáticos do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa distribuídos pelo MEC e adotados pelas escolas do Distrito Federal. Como resultado da pesquisa, constatou-se que nesses compêndios, mesmo após a implementação da Lei, há textos que reforçam o racismo no espaço escolar. |
Keywords: | Livro didático Lei 10.639/03 Inclusão social Ensino fundamental |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4539 |
Issue Date: | 25-Nov-2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Anatalice_Uniceub.pdf | 472.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.