Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorAbreu, Autilene Santos-
dc.date.accessioned2014-02-19T18:42:34Z-
dc.date.available2014-02-19T18:42:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4540-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em escolas públicas e particulares da Região Administrativa Gama (RA II)do Distrito Federal, sobre como os professores de Língua Portuguesa do ensino médio estão utilizando os recursos tecnológicos, também conhecidos como gêneros digitais (blogs, bibliotecas virtuais, redes sociais - facebook, twiter etc.) em sua metodologia de ensino na sala de aula. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em dez escolas, cinco públicas e cinco particulares, sobre o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Diante disso, foi elaborado um roteiro de entrevista para os professores. Em seguida, foram criadas seis categorias para agrupar os dados sobre o uso das tecnologias digitais na sala de aula aqui apresentados das escolas públicas e particulares: 1)Metodologia/Técnicas/Recursos utilizados; 2) Recursos da escola; 3) Preparação para o trabalho; 4) Tecnologia em educação; 5) Frequência na utilização das TIC'S; 6) Contatos por meio digitais. Os dados revelam que os recursos tecnológicos mais utilizados em sala pelos professores das escolas particulares são lousas eletrônicas, sites de pesquisa, sala 3D, portal escolar e internet. Em relação à  escola pública, conclui-se que os recursos mais utilizados são teleclasse, laboratório de informática, internet e data-show. Ensinar não é tarefa fácil, para ser um bom professor é preciso atualização constante no que diz respeito aos conteúdos trabalhados em sala de aula e, também, quanto aos recursos didáticos utilizados. Com as TIC's, esse aprimoramento por parte dos docentes deve ser mais acentuado, pois a atual geração de alunos nascidos na era digital está inserida em uma nova forma de aprender.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T18:42:34Z No. of bitstreams: 1 TCC PÓS BANCA.pdf: 240790 bytes, checksum: 0b2bf5cb31345d18b4d26b4376a26bc0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T18:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC PÓS BANCA.pdf: 240790 bytes, checksum: 0b2bf5cb31345d18b4d26b4376a26bc0 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologia e ensinopt_BR
dc.subjectInternet e educaçãopt_BR
dc.subjectMídia digital na escolapt_BR
dc.titleO professor de lí­ngua portuguesa na era digitalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-02-19-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PÓS BANCA.pdf235.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.