Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Abreu, Autilene Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T18:42:34Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T18:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4540 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em escolas públicas e particulares da Região Administrativa Gama (RA II)do Distrito Federal, sobre como os professores de Língua Portuguesa do ensino médio estão utilizando os recursos tecnológicos, também conhecidos como gêneros digitais (blogs, bibliotecas virtuais, redes sociais - facebook, twiter etc.) em sua metodologia de ensino na sala de aula. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em dez escolas, cinco públicas e cinco particulares, sobre o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Diante disso, foi elaborado um roteiro de entrevista para os professores. Em seguida, foram criadas seis categorias para agrupar os dados sobre o uso das tecnologias digitais na sala de aula aqui apresentados das escolas públicas e particulares: 1)Metodologia/Técnicas/Recursos utilizados; 2) Recursos da escola; 3) Preparação para o trabalho; 4) Tecnologia em educação; 5) Frequência na utilização das TIC'S; 6) Contatos por meio digitais. Os dados revelam que os recursos tecnológicos mais utilizados em sala pelos professores das escolas particulares são lousas eletrônicas, sites de pesquisa, sala 3D, portal escolar e internet. Em relação à escola pública, conclui-se que os recursos mais utilizados são teleclasse, laboratório de informática, internet e data-show. Ensinar não é tarefa fácil, para ser um bom professor é preciso atualização constante no que diz respeito aos conteúdos trabalhados em sala de aula e, também, quanto aos recursos didáticos utilizados. Com as TIC's, esse aprimoramento por parte dos docentes deve ser mais acentuado, pois a atual geração de alunos nascidos na era digital está inserida em uma nova forma de aprender. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T18:42:34Z No. of bitstreams: 1 TCC PÓS BANCA.pdf: 240790 bytes, checksum: 0b2bf5cb31345d18b4d26b4376a26bc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T18:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC PÓS BANCA.pdf: 240790 bytes, checksum: 0b2bf5cb31345d18b4d26b4376a26bc0 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e ensino | pt_BR |
dc.subject | Internet e educação | pt_BR |
dc.subject | Mídia digital na escola | pt_BR |
dc.title | O professor de língua portuguesa na era digital | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-02-19 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC PÓS BANCA.pdf | 235.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.