Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, André Luis Gomes | - |
dc.contributor.author | Costa, Natália Rolla da | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T19:03:40Z | - |
dc.date.available | 2014-02-19T19:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4544 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a compreensão da obra infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, pode contribuir para a formação da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II. Sabe-se que a literatura para crianças e jovens é importante não só para o crescimento intelectual, como para ampliar a criatividade e imaginação. Porém, muitos professores e pais pensam que um livro de fantasia não trará nenhum benefício para o aluno, o que é um engano, pois livros do gênero maravilhoso estimulam a criatividade, a imaginação, e, inclusive, o aperfeiçoamento do pensamento lógico, além de aprimorar a leitura e a escrita. Todos esses fatores, de alguma forma, interferem na subjetividade do leitor, inclusive, em sua formação de identidade. Desse modo, este trabalho aborda como o gênero maravilhoso, em especial, a obra Alice no País das Maravilhas, pode influenciar na formação da identidade de crianças que estão passando pela fase da adolescência. Para tanto, apresentam-se os conceitos de infância e de adolescência, o processo de desenvolvimento da escola, elementos importantes para entender o porquê da literatura infanto-juvenil ter surgido e como ela deve ser mais bem estudada em sala de aula. Além disso, analisa-se o gênero maravilhoso e como ele estão presente na obra, um breve histórico sobre a vida de Carroll, e por fim, como as características da obra contribuem para a maturação do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:03:40Z No. of bitstreams: 1 NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf: 377857 bytes, checksum: ab9ce4fe7d3fe44c3c323bca1057aa4b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-02-19T19:03:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf: 377857 bytes, checksum: ab9ce4fe7d3fe44c3c323bca1057aa4b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alice no País das Maravilhas | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Construção da identidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | A contribuição da obra Alice no país das maravilhas para construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-02-19 | - |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf | 369 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.