Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, André Luis Gomes-
dc.contributor.authorCosta, Natália Rolla da-
dc.date.accessioned2014-02-19T19:03:40Z-
dc.date.available2014-02-19T19:03:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4544-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a compreensão da obra infanto-juvenil Alice no Paí­s das Maravilhas, de Lewis Carroll, pode contribuir para a formação da identidade dos alunos do Ensino Fundamental II. Sabe-se que a literatura para crianças e jovens é importante não só para o crescimento intelectual, como para ampliar a criatividade e imaginação. Porém, muitos professores e pais pensam que um livro de fantasia não trará nenhum benefício para o aluno, o que é um engano, pois livros do gênero maravilhoso estimulam a criatividade, a imaginação, e, inclusive, o aperfeiçoamento do pensamento lógico, além de aprimorar a leitura e a escrita. Todos esses fatores, de alguma forma, interferem na subjetividade do leitor, inclusive, em sua formação de identidade. Desse modo, este trabalho aborda como o gênero maravilhoso, em especial, a obra Alice no País das Maravilhas, pode influenciar na formação da identidade de crianças que estão passando pela fase da adolescência. Para tanto, apresentam-se os conceitos de infância e de adolescência, o processo de desenvolvimento da escola, elementos importantes para entender o porquê da literatura infanto-juvenil ter surgido e como ela deve ser mais bem estudada em sala de aula. Além disso, analisa-se o gênero maravilhoso e como ele estão presente na obra, um breve histórico sobre a vida de Carroll, e por fim, como as características da obra contribuem para a maturação do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-02-19T19:03:40Z No. of bitstreams: 1 NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf: 377857 bytes, checksum: ab9ce4fe7d3fe44c3c323bca1057aa4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-02-19T19:03:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf: 377857 bytes, checksum: ab9ce4fe7d3fe44c3c323bca1057aa4b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlice no Paí­s das Maravilhaspt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectConstrução da identidadept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleA contribuição da obra Alice no país das maravilhas para construção da identidade dos alunos do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-02-19-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATÁLIA ROLLA DA COSTA.pdf369 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.