Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4553
metadata.dc.type: Artigo
Title: A transição do jornalismo partidário para o jornalismo de informação e a formação dos impérios midiáticos no Brasil
Authors: Moreira, Henrique
Abstract: O presente artigo tem por objetivo discutir aspectos da construção de grandes conglomerados midiáticos no Brasil, principalmente o surgimento de empresas jornalísticas economicamente viáveis, no início do século XX. Com isso, buscamos recuperar de que maneira o jornalismo brasileiro evoluiu de atividade subordinada a forças políticas para empreendimento de caráter empresarial, e o papel desempenhado por Assis Chateaubriand e Roberto Marinho na construção dos mais destacados impérios midiáticos de nossa história. O artigo trata, ainda, da influência do modelo norte-americano para o estabelecimento de um jornalismo empresarial e de que como essa mudança se deu no Brasil.
Keywords: Jornalismo
História do jornalismo
Império midiático
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4553
Issue Date: 14-Mar-2014
Appears in Collections:JOR - Artigos, Ensaios, Resumos e Resenhas - os mesmos não estão revisados



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.