Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4554
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Desenvolvimento motor nas aulas de educação física na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental |
Authors: | Silva, Vinicius Fonseca Neves da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: Introdução: Educação Infantil, Ensino fundamental em seus anos iniciais, os quais são estabelecidos em lei pelo Brasil, consistem no momento primordial para que o desenvolvimento motor das crianças se consolide e seja efetivado durante toda a sua vida, como um processo contÃnuo, assim este se evidencia pela sucessão dos eventos motores ao longo da vida. Objetivo: Presente artigo buscou ressaltar a importância do desenvolvimento motor na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de suscitar quais aspectos podem ser utilizados para a intervenção do profissional de Educação FÃsica. Material e Métodos: Artigos cientÃficos encontrados em revistas cientÃficas, além de livros relacionados ao tema de desenvolvimento motor, realizando pesquisas de cunho exploratório, nos bancos de dados Google Acadêmico, Scielo, Fiep Bulletin. Após a leitura seletiva utilizando o material escolhido e por fim uma leitura interpretativa destas fontes bibliográficas. Revisão da Literatura: Por meio de instrumentos que avaliem o desenvolvimento motor de escolares que estejam enquadrados nas diversas fases do desenvolvimento, procurando através de intervenções adequadas estimularem a evolução contÃnua desse processo durante essa fase escolar. Através da abordagem sobre os componentes motores, objetivando a melhora nestes aspectos os quais necessitam um cuidado especial para que não se atrasem durante este processo contÃnuo. Considerações Finais: Após a conclusão deste artigo, é possÃvel evidenciar uma necessidade evidente de se trabalhar os aspectos motores nesta fase do ensino básico, através da avaliação motora e posterior intervenção adequada à s necessidades e individualidades das crianças que se encontram no momento mais oportuno para que o desenvolvimento motor se consolide. |
Keywords: | Desenvolvimento motor Aspecto motor Educação física escolar |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4554 |
Issue Date: | Nov-2013 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VINÍCIUS FONSÊCA NEVES DA SILVA.pdf | 446.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools