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metadata.dc.type: TCC
Title: Videogame no processo de transferência inter tarefa nas aulas de educação física
Authors: Sena, Ítalo Rodrigues De
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: Com a inovação de interface de videogames de maior interação do jogador, pode-se utilizá-los como um grande instrumento, trazendo outra conotação aos jogos, tendo maiores possibilidade também no aspecto motor além do cognitivo, como já apontam alguns estudos realizados pelos fabricantes e alguns laboratórios de pesquisa, a utilização do vídeo game, em programa de exercícios físicos, capacidades físicas e habilidades motoras como treino de força muscular, exercícios aeróbicos, jogos de equilíbrio e até mesmo reabilitação de pessoas portadoras de doenças motoras e limitações físicas. Permitindo e promovendo até mesmo maior sensibilização à  preservação do meio ambiente, despertando novos adeptos a prática de atividades física e de aventura, potencializando o desenvolvimento do ser humano contemplando todos seus aspectos afetivo, cognitivo, sensitivo, motor, moral e social. Cabe maior pesquisa sobre suas potencialidades aos profissionais das áreas referenciadas, desvendando novas formas de trabalhos e aplicações. Objetivo Principal: Verificar se o videogame pode melhorar o movimento de saque de tênis de mesa e verificar se a cognição e percepção é melhorada, juntamente com precisão do movimento se. Material e Método: Esse estudo foi caracterizado como transversal misto de cunho quantitativo, na qual foi realizada uma intervenção no grupo experimental (G1) e outra no grupo controle (G2). O experimento contou com a participação de 20 alunos de ambos os sexos com idade entre 9 e 11 anos, alunos do ensino fundamental de uma escola particular de Brasília-DF. No momento da prática do jogo de tênis de mesa cada voluntário do grupo 1 jogará contra cada voluntário do grupo 2. As durações das partidas serão de aproximadamente 3 minutos. Os materiais utilizados no estudo foram videogame Xbox com kinect, televisão, raquetes de tênis de mesa, bolas de tênis de mesa, mesa de tênis de mesa. Resultado e discussão: O uso do videogame não mostrou ser eficiente para transferência da habilidade saque do tênis de mesa. O tempo de intervenção pode ter sido fator determinante na hora da busca da transferência inter tarefa. Consideração Final: Concluí- se que da forma utilizada o kinect sports não mostrou-se eficiente para realização da transferência inter tarefa para o saque do tênis de mesa.
Keywords: Videogame
Transferência inter tarefa
Tênis de mesa
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4555
Issue Date: 18-Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

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