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dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorSilva, Vitor Vicente da-
dc.date.accessioned2014-03-25T18:47:45Z-
dc.date.available2014-03-25T18:47:45Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4556-
dc.description.abstractIntrodução: A aptidão física e um poderoso aliado na prevenção de doenças e a saúde, porém existem poucos artigos a respeito desse tema, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes.Um programa de intervenção realizado de uma forma eficiente na Educação Física escolar pode melhorar o desempenho dos alunos, visto que uma minoria dos jovens é engajada em atividades físicas extra-escolares.Objetivo: Verificar se há diferenças significativas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e alunos que competem nos jogos escolares brasileiro (atletas).Metodologia: Estudo transversal realizado em um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola particular de Brasília. A faixa etária entre 15 e 17 anos. Amostra composta por 20 alunos que treinam e competem com o objetivo de participar do Jogos Escolares Brasileiro escolar (Grupo 1 - atletas) e 20 alunos que apenas praticam a educação física (Grupo 2 - não atletas).Todos os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS (EstatisticalPackage for Social Sciencies) 21.0. Para toda a análise estatística o nível de significância adotado foi igual ou inferior a p=0,05, respeitando-se o cálculo amostral de 95% de confiabilidade e 5% de erro máximo.Resultado: Os atletas apresentaram um melhor desempenho médio em todos os testes, porém apenas nos testes de velocidade e força de membro inferior tiveram essa superioridade comprovada com significância estatística (p<0,05).Conclusão: Neste estudo os atletas apresentaram um melhor nível médio de aptidão física nos testes aplicados, e um melhor índice de massa corpórea, comparado com outros alunos da mesma idade que não competem, ou seja, não são atletas.Sugere-se que as diferenças antropométricas e de aptidões físicas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e os alunos que já participam de competições (atletas), a nível nacional e a nível estadual, devem ser estudada de maneira mais ampla, abrangendo diferentes grupos étnicos, culturais e socioeconômicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-25T18:47:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf: 3452948 bytes, checksum: c009717358d5e18870f81683b4f51d8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-25T18:47:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf: 3452948 bytes, checksum: c009717358d5e18870f81683b4f51d8e (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectJogo escolarpt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.titleComparação de componentes de aptidão física entre alunos participantes ou não dos Jogos Escolares Brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-
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