Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Silva, Vitor Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-25T18:47:45Z | - |
dc.date.available | 2014-03-25T18:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4556 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A aptidão física e um poderoso aliado na prevenção de doenças e a saúde, porém existem poucos artigos a respeito desse tema, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes.Um programa de intervenção realizado de uma forma eficiente na Educação Física escolar pode melhorar o desempenho dos alunos, visto que uma minoria dos jovens é engajada em atividades físicas extra-escolares.Objetivo: Verificar se há diferenças significativas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e alunos que competem nos jogos escolares brasileiro (atletas).Metodologia: Estudo transversal realizado em um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola particular de Brasília. A faixa etária entre 15 e 17 anos. Amostra composta por 20 alunos que treinam e competem com o objetivo de participar do Jogos Escolares Brasileiro escolar (Grupo 1 - atletas) e 20 alunos que apenas praticam a educação física (Grupo 2 - não atletas).Todos os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS (EstatisticalPackage for Social Sciencies) 21.0. Para toda a análise estatística o nível de significância adotado foi igual ou inferior a p=0,05, respeitando-se o cálculo amostral de 95% de confiabilidade e 5% de erro máximo.Resultado: Os atletas apresentaram um melhor desempenho médio em todos os testes, porém apenas nos testes de velocidade e força de membro inferior tiveram essa superioridade comprovada com significância estatística (p<0,05).Conclusão: Neste estudo os atletas apresentaram um melhor nível médio de aptidão física nos testes aplicados, e um melhor índice de massa corpórea, comparado com outros alunos da mesma idade que não competem, ou seja, não são atletas.Sugere-se que as diferenças antropométricas e de aptidões físicas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e os alunos que já participam de competições (atletas), a nível nacional e a nível estadual, devem ser estudada de maneira mais ampla, abrangendo diferentes grupos étnicos, culturais e socioeconômicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-25T18:47:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf: 3452948 bytes, checksum: c009717358d5e18870f81683b4f51d8e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-25T18:47:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf: 3452948 bytes, checksum: c009717358d5e18870f81683b4f51d8e (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aptidão física | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogo escolar | pt_BR |
dc.subject | Voleibol | pt_BR |
dc.title | Comparação de componentes de aptidão física entre alunos participantes ou não dos Jogos Escolares Brasileiros | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf | 3.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.