Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4556
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Comparação de componentes de aptidão física entre alunos participantes ou não dos Jogos Escolares Brasileiros |
Authors: | Silva, Vitor Vicente da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: A aptidão física e um poderoso aliado na prevenção de doenças e a saúde, porém existem poucos artigos a respeito desse tema, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes.Um programa de intervenção realizado de uma forma eficiente na Educação Física escolar pode melhorar o desempenho dos alunos, visto que uma minoria dos jovens é engajada em atividades físicas extra-escolares.Objetivo: Verificar se há diferenças significativas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e alunos que competem nos jogos escolares brasileiro (atletas).Metodologia: Estudo transversal realizado em um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola particular de Brasília. A faixa etária entre 15 e 17 anos. Amostra composta por 20 alunos que treinam e competem com o objetivo de participar do Jogos Escolares Brasileiro escolar (Grupo 1 - atletas) e 20 alunos que apenas praticam a educação física (Grupo 2 - não atletas).Todos os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS (EstatisticalPackage for Social Sciencies) 21.0. Para toda a análise estatística o nível de significância adotado foi igual ou inferior a p=0,05, respeitando-se o cálculo amostral de 95% de confiabilidade e 5% de erro máximo.Resultado: Os atletas apresentaram um melhor desempenho médio em todos os testes, porém apenas nos testes de velocidade e força de membro inferior tiveram essa superioridade comprovada com significância estatística (p<0,05).Conclusão: Neste estudo os atletas apresentaram um melhor nível médio de aptidão física nos testes aplicados, e um melhor índice de massa corpórea, comparado com outros alunos da mesma idade que não competem, ou seja, não são atletas.Sugere-se que as diferenças antropométricas e de aptidões físicas entre os alunos que apenas praticam a educação física escolar (não atletas) e os alunos que já participam de competições (atletas), a nível nacional e a nível estadual, devem ser estudada de maneira mais ampla, abrangendo diferentes grupos étnicos, culturais e socioeconômicos. |
Keywords: | Aptidão física Educação física escolar Jogo escolar Voleibol |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4556 |
Issue Date: | Nov-2013 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VÍTOR_VICENTE-final.pdf | 3.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.