Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Sérgio Adriano-
dc.contributor.authorCapuano, Guilherme Franco-
dc.date.accessioned2014-03-27T12:30:40Z-
dc.date.available2014-03-27T12:30:40Z-
dc.date.issued2013-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4571-
dc.description.abstractA inclusão escolar é um desafio nas escolas brasileiras, e também nas escolas de países desenvolvidos. O objetivo deste artigo é apresentar as dificuldades e algumas soluções para o êxito da inclusão escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Física no ensino regular. O método utilizado para a pesquisa foi a revisão bibliográfica exploratória da literatura, através de artigos publicados e livros internacionais. A inclusão tem como alguns de seus princípios: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem da cooperação. As políticas públicas educacionais garantem a matrícula e o acesso dos alunos que necessitam de atenção e cuidados especiais, mas não garantem a permanência com qualidade, pois a lei foi mudada para uma política inclusiva, mas a estrutura excludente ainda permanece no interior da escola. A meta da inclusão é não deixar ninguém de fora do sistema escolar, o qual terá de ser adaptado às particularidades de todos os alunos. Algumas das dificuldades que atrapalham o processo de inclusão escolar são: Despreparo dos professores para lidarem com o aluno com Necessidade Educacional Especial; Escassez de disciplinas nos cursos de formação de professores; Limitações físicas e psicológicas do aluno; Estrutura física da escola; Preconceito dos demais alunos com o aluno com Necessidades Educacionais Especiais; Políticas Públicas educacionais garantem apenas a matrícula e o acesso do aluno com Necessidades Educacionais Especiais; Superproteção exercida pelos pais; Ausência de profissionais de apoio; Falta de recursos ou de adaptações necessárias. Algumas das soluções são: Melhorar a formação e a capacitação dos professores; Mudar as atitudes, entendimentos, e eliminar preconceitos; Investir em recursos humanos e materiais; Realizar mais pesquisas sobre a Inclusão Escolar; Conhecer melhor sobre as necessidades, capacidades, potencialidades e habilidades de cada aluno; Adaptar as atividades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-27T12:30:40Z No. of bitstreams: 1 GUILHERME FRANCO CAPUANO.pdf: 1444366 bytes, checksum: ee3a6484ae6cfdd8b7328129e20d6772 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-03-27T12:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUILHERME FRANCO CAPUANO.pdf: 1444366 bytes, checksum: ee3a6484ae6cfdd8b7328129e20d6772 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNecessidade educacional especialpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleA inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na educação física no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-11-19-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME FRANCO CAPUANO.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.