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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na educação física no ensino regular
Authors: Capuano, Guilherme Franco
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Sérgio Adriano
Abstract: A inclusão escolar é um desafio nas escolas brasileiras, e também nas escolas de países desenvolvidos. O objetivo deste artigo é apresentar as dificuldades e algumas soluções para o êxito da inclusão escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Física no ensino regular. O método utilizado para a pesquisa foi a revisão bibliográfica exploratória da literatura, através de artigos publicados e livros internacionais. A inclusão tem como alguns de seus princípios: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem da cooperação. As políticas públicas educacionais garantem a matrícula e o acesso dos alunos que necessitam de atenção e cuidados especiais, mas não garantem a permanência com qualidade, pois a lei foi mudada para uma política inclusiva, mas a estrutura excludente ainda permanece no interior da escola. A meta da inclusão é não deixar ninguém de fora do sistema escolar, o qual terá de ser adaptado às particularidades de todos os alunos. Algumas das dificuldades que atrapalham o processo de inclusão escolar são: Despreparo dos professores para lidarem com o aluno com Necessidade Educacional Especial; Escassez de disciplinas nos cursos de formação de professores; Limitações físicas e psicológicas do aluno; Estrutura física da escola; Preconceito dos demais alunos com o aluno com Necessidades Educacionais Especiais; Políticas Públicas educacionais garantem apenas a matrícula e o acesso do aluno com Necessidades Educacionais Especiais; Superproteção exercida pelos pais; Ausência de profissionais de apoio; Falta de recursos ou de adaptações necessárias. Algumas das soluções são: Melhorar a formação e a capacitação dos professores; Mudar as atitudes, entendimentos, e eliminar preconceitos; Investir em recursos humanos e materiais; Realizar mais pesquisas sobre a Inclusão Escolar; Conhecer melhor sobre as necessidades, capacidades, potencialidades e habilidades de cada aluno; Adaptar as atividades.
Keywords: Inclusão escolar
Necessidade educacional especial
Educação física
Adaptação
Socialização
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4571
Issue Date: 19-Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

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