Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4609
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rey, Fernando Luís González | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruna Regina Andrade e | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-28T19:26:30Z | - |
dc.date.available | 2014-03-28T19:26:30Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4609 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo sobre as relações entre Subjetividade, Saúde e Processos Educativos. Baseia-se na Teoria da Subjetividade proposta por González Rey a fim de compreender os processos subjetivos relacionados a Educação e Saúde a partir de uma perspectiva ampla do desenvolvimento humano. O estudo propõe diálogo acerca das dificuldades que os alunos apresentam no espaço escolar e questiona paradigmas dominantes relacionados a atuação dos psicólogos. O trabalho objetiva compreender as dificuldades e não-adaptabilidades dos alunos no sistema escolar sob o ponto de vista da Subjetividade, onde as questões culturais, dentre outras dimensões da vida do sujeito, compõem a teia de relações que configuram a forma da pessoa estar no mundo e se relacionar com ele. Através de reflexões contextualizadas e dialogadas com aspectos culturais da sociedade, busca-se problematizar aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no cenário da Escola. O direcionamento final consiste em possibilitar a construção de novas estratégias educativas capazes de contemplar e impulsionar o desenvolvimento saudável dos alunos, considerando a dimensão subjetiva destes sujeitos. Para a realização deste estudo, realizou-se uma pesquisa cuja metodologia é a construtivo-interpretativa, proposta por González Rey. A pesquisa esteve articulada a um Projeto de Iniciação científica (PIC), do qual possibilitou a construção de reflexões diversas dentro de um mesmo campo de estudo e análise. O trabalho conta com a prerrogativa de oferecer reflexões que possibilitem que elementos como o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento global do sujeito sejam concebidos como temáticas importantes a serem trabalhadas no espaço social da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-28T19:26:30Z No. of bitstreams: 1 BRUNA REGINA.pdf: 416492 bytes, checksum: c5d52894e863fdc6c948635104f0ab35 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-03-28T19:26:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNA REGINA.pdf: 416492 bytes, checksum: c5d52894e863fdc6c948635104f0ab35 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação e saúde | pt_BR |
dc.title | Processos educativos: subjetividade e saúde | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-07 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRUNA REGINA.pdf | 406.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.