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dc.contributor.advisorRey, Fernando Luís González-
dc.contributor.authorSouza, Bruna Regina Andrade e-
dc.date.accessioned2014-03-28T19:26:30Z-
dc.date.available2014-03-28T19:26:30Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4609-
dc.description.abstractEste trabalho é um estudo sobre as relações entre Subjetividade, Saúde e Processos Educativos. Baseia-se na Teoria da Subjetividade proposta por González Rey a fim de compreender os processos subjetivos relacionados a Educação e Saúde a partir de uma perspectiva ampla do desenvolvimento humano. O estudo propõe diálogo acerca das dificuldades que os alunos apresentam no espaço escolar e questiona paradigmas dominantes relacionados a atuação dos psicólogos. O trabalho objetiva compreender as dificuldades e não-adaptabilidades dos alunos no sistema escolar sob o ponto de vista da Subjetividade, onde as questões culturais, dentre outras dimensões da vida do sujeito, compõem a teia de relações que configuram a forma da pessoa estar no mundo e se relacionar com ele. Através de reflexões contextualizadas e dialogadas com aspectos culturais da sociedade, busca-se problematizar aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem no cenário da Escola. O direcionamento final consiste em possibilitar a construção de novas estratégias educativas capazes de contemplar e impulsionar o desenvolvimento saudável dos alunos, considerando a dimensão subjetiva destes sujeitos. Para a realização deste estudo, realizou-se uma pesquisa cuja metodologia é a construtivo-interpretativa, proposta por González Rey. A pesquisa esteve articulada a um Projeto de Iniciação científica (PIC), do qual possibilitou a construção de reflexões diversas dentro de um mesmo campo de estudo e análise. O trabalho conta com a prerrogativa de oferecer reflexões que possibilitem que elementos como o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento global do sujeito sejam concebidos como temáticas importantes a serem trabalhadas no espaço social da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-03-28T19:26:30Z No. of bitstreams: 1 BRUNA REGINA.pdf: 416492 bytes, checksum: c5d52894e863fdc6c948635104f0ab35 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria da subjetividadept_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.titleProcessos educativos: subjetividade e saúdept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-07-
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