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metadata.dc.type: TCC
Title: Regras e autorregras em discriminação simples com reforçamento positivo em adultos
Authors: Silva, Máira Silveira Gomes da
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Carlos Augusto de
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a sensibilidade comportamental de adultos em uma tarefa de discriminações simples mantidas por reforçamento positivo, sendo eles distribuídos em quatro grupos: regras, autorregras, modelagem e autorregra com modelagem. Para esse experimento foram observados os desempenhos de 28 estudantes universitários, divididos igualmente entre os grupos. A tarefa consistiu na apresentação de estímulos discriminativos contendo figuras de humanos, animais e objetos. No início do experimento, houve reforço positivo ao apontar para humanos. Na última fase houve mudança na contingência sem que isso fosse comunicado ao participante e o reforço positivo era oferecido quando apontasse para qualquer figura que não fosse de humanos. Os participantes do grupo regras e autorregras passaram por três fases. A primeira em CRF com 10 tentativas, a segunda em VR3 com 50 tentativas e a última em DRO sendo 60 tentativas. Os participantes do grupo modelagem e autorregra com modelagem passaram por quatro fases, como a dos grupos anteriores, sendo que antes de entrar na Fase 1, eles tiveram a Fase 0 na qual foi modelado o comportamento de apontar para humanos. Para avaliar a sensibilidade comportamental dos participantes, foi verificado o desempenho deles na última fase, isto é, o número de tentativas que foram necessárias para seguir a mudança ocorrida na contingência. Como resultado, os dados apontam que o grupo regras apresentou menor sensibilidade comportamental diante de reforço positivo e os grupos modelagem e autorregra com modelagem apresentaram maior sensibilidade. De modo geral, esses resultados se assemelham aos que foram encontrados por Souza (2012), Paracampo e Albuquerque (2004) e Campello (2011).
Keywords: Regra
Autorregra
Modelagem
Sensibilidade comportamental
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4613
Issue Date: Jul-2013
Appears in Collections:PSI - Graduação

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