Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4614
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A escola do passado e a escola do futuro: reflexões sobre as memórias de adultos em relação à educação escolar |
Authors: | Santos, Manoela da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | Este trabalho proporcionou uma reflexão sobre mudanças na educação, partindo das memórias de adultos sobre a escola. A pesquisa é uma análise de depoimentos de oito adultos entre a idade de 18 a 30 anos, e adultos entre 40 a 50 anos, com objetivo de identificar qual o sentido e o significado atribuídos à escola. Foram realizadas oito entrevistas individuais semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas posteriormente. Constatou-se que a escola na visão dos adultos tem um papel importante no desenvolvimento social e intelectual sendo também percebida como uma forma de ascensão social. A escola foi um ambiente importante para construir não só conhecimentos formais, mas também relações afetivas duradouras. Estas impressões foram analisadas de forma a contribuir para as reflexões sobre a educação no Brasil. Para a psicologia escolar, essas mudanças sociais e históricas no campo da educação podem trazer grandes contribuições no intuito de investigar novas possibilidades de ensino no contexto brasileiro. |
Keywords: | Educação brasileira Memória Sentido Significado |
Citation: | SANTOS, Manoela da Silva. A escola do passado e a escola do futuro: reflexões sobre as memórias de adultos em relação à educação escolar. 2013. 76 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4614 |
Issue Date: | Jul-2013 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MANOELA DA SILVA.pdf | 720.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.