Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4614
metadata.dc.type: TCC
Title: A escola do passado e a escola do futuro: reflexões sobre as memórias de adultos em relação à educação escolar
Authors: Santos, Manoela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: Este trabalho proporcionou uma reflexão sobre mudanças na educação, partindo das memórias de adultos sobre a escola. A pesquisa é uma análise de depoimentos de oito adultos entre a idade de 18 a 30 anos, e adultos entre 40 a 50 anos, com objetivo de identificar qual o sentido e o significado atribuídos à escola. Foram realizadas oito entrevistas individuais semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas posteriormente. Constatou-se que a escola na visão dos adultos tem um papel importante no desenvolvimento social e intelectual sendo também percebida como uma forma de ascensão social. A escola foi um ambiente importante para construir não só conhecimentos formais, mas também relações afetivas duradouras. Estas impressões foram analisadas de forma a contribuir para as reflexões sobre a educação no Brasil. Para a psicologia escolar, essas mudanças sociais e históricas no campo da educação podem trazer grandes contribuições no intuito de investigar novas possibilidades de ensino no contexto brasileiro.
Keywords: Educação brasileira
Memória
Sentido
Significado
Citation: SANTOS, Manoela da Silva. A escola do passado e a escola do futuro: reflexões sobre as memórias de adultos em relação à educação escolar. 2013. 76 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4614
Issue Date: Jul-2013
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOELA DA SILVA.pdf720.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.