Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5377
metadata.dc.type: Monografia
Title: Formação de preço no mercado brasileiro de seguro de automóveis
Authors: Santos, Henrique Sgarioni
Abstract: O mercado de seguros possui vários ramos, dentre os quais se destaca o ramo de seguro de automóveis. Segundo a Superintendência Nacional de Seguros – SUSEP – este ramo possui grande participação no mercado, permanecendo entre os três ramos principais do segmento securitário. Os princípios que norteiam o segmento de seguros são o mutualismo e a probabilidade, e são exatamente esses fundamentos que são analisados neste artigo, a fim de que se possa compreender o processo de formação de preço no ramo de seguro de automóveis e justificar o problema de pesquisa proposto: porque preço do seguro do veículo pode aumentar sendo que o preço do veículo diminui devido à depreciação? Para responder este problema foram delimitados objetivos específicos que visam entender a estrutura do mercado de seguros no país, as regras do seguro de automóveis e quais as variáveis e critérios utilizados pelas seguradoras que compõem o processo de precificação do seguro. Com um sólido referencial teórico e utilizando-se da metodologia de revisão da literatura, foram exploradas as normas e publicações a respeito do tema, no qual foi possível propor uma justificativa para o problema de pesquisa existente. Os resultados apontam um critério fundamental pelo qual as seguradoras se baseiam para calcular o preço do seguro, além de demonstrar outras variáveis que existem na composição do preço do seguro de automóveis.
Keywords: Formação de preço
Seguro
Seguro de automóvel
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5377
Issue Date: 4-Sep-2014
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20910687.pdf695,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.