Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5470
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A atuação do psicólogo em unidades de pediatria: desafios e possibilidades |
Authors: | Moreira, Thainá Heusi |
metadata.dc.contributor.advisor: | Queiroz, Morgana |
Abstract: | Esse trabalho propõe analisar a atuação do psicólogo em unidades de Pediatria a partir de um relato de experiência de estágio. A metodologia utilizada foi qualitativa e o instrumento foi um diário de campo. A partir da proposta de Minayo, registrou-se cotidianamente as experiências vividas e as impressões suscitadas para, posteriormente, construir categorias temáticas de análise relacionadas à configuração da prática do psicólogo no hospital. As categorias temáticas de análise foram: a inserção da Psicologia no contexto hospitalar - a busca pela afirmação e reconhecimento de seu trabalho na equipe multiprofissional; cuidar do cuidador - a contribuição da Psicologia na humanização do atendimento da equipe de saúde à díade paciente-acompanhante; cuidar do acompanhante - a importância de sua participação no cuidado do paciente e a parceria com a equipe de saúde; o desenvolvimento infantil e o espaço para brincar no processo de hospitalização. Discute-se sobre a prática dos modelos de atenção à saúde e de que forma contribuem ou não para a atuação da Psicologia no contexto hospitalar a partir da prevenção e promoção de saúde infantil. Concluiu-se que existem inúmeras ideias sobre o assunto, mas que existe um abismo entre o que se discute e o que se pratica. |
Keywords: | Pediatria Psicologia hospitalar Atuação profissional Desenvolvimento infantil |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5470 |
Issue Date: | Jul-2014 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20857038.pdf | 388.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.