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dc.contributor.advisorAbreu, Frederico Guilherme Ocampo-
dc.contributor.authorVertelo, Madalene Menezes-
dc.date.accessioned2014-09-10T13:56:03Z-
dc.date.available2014-09-10T13:56:03Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.citationVERTELO, Madalene Menezes. Ser ou não ser: sobre a experiência de aprender a “ser livre” e “ser o que realmente se é” na psicoterapia. 2014. 78 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5472-
dc.description.abstractO objetivo geral do presente estudo foi investigar a contribuição do processo psicoterápico na facilitação da aprendizagem de “ser livre” e na (re) construção de “ser o que realmente se é”. A metodologia utilizada compreendeu a revisão da literatura, com ênfase nos preceitos da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Ransom Rogers, e a análise de um estudo de caso clínico avaliado na prática da Psicoterapia Centrada na Pessoa. O caso clínico explorado foi constituído por única participante, cliente atendida na Psicoterapia Centrada na Pessoa, no Centro de Formação do Psicólogo (CENFOR), unidade funcional do Curso de Psicologia responsável pela supervisão e orientação dos estágios supervisionados que atuam diretamente em intervenção com pessoas e organizações. Para compreender o processo de mudança ocorrido no comportamento e nas atitudes da cliente na situação terapêutica trechos das sessões foram transcritos e analisados a luz da Abordagem Centrada na Pessoa e da “Escala do Processo Terapêutico” - Os setes estágios do processo terapêutico, através do qual Rogers descreveu as características da mudança do indivíduo da fixidez para a fluidez. O estudo de caso comprovou que o encontro psicoterápico com base nos preceitos da psicologia humanista efetivamente facilita que a pessoa possa ser realmente quem é. As condições e o clima psicológico estabelecidos no decurso do processo psicoterápico contribuíram para aprendizagem da liberdade interior da cliente e na tomada de consciência de suas experiências. O estudo evidenciou o quanto a pessoa se movimenta em direção a ser mais quando se sente aceita, segura e compreendida. Movimenta-se livre e abertamente para ser um processo, uma mudança, uma fluidez.-
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-10T13:56:02Z No. of bitstreams: 1 20937626.pdf: 559299 bytes, checksum: dbe6ca07937607e59e7e52eea75ef408 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbordagem centrada na pessoa-
dc.subjectTerapia centrada na pessoa-
dc.subjectPsicoterapia relação psicoterápica-
dc.subjectSer livre-
dc.subjectSer o que realmente se é-
dc.titleSer ou não ser: sobre a experiência de aprender a “ser livre” e “ser o que realmente se é” na psicoterapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-07-
Appears in Collections:PSI - Graduação

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