Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado, Tamires Teresa Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T17:42:45Z | - |
dc.date.available | 2014-09-25T17:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5613 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de monografia que visa o estudo acerca da hierarquia atribuída aos tratados de direitos humanos no Estado brasileiro, especialmente à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, único tratado que possui equivalência à Emenda Constitucional. Os tratados de direitos humanos surgiram com o desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos e objetivam assegurar, em uma esfera internacional, os direitos e deveres devidos por todos e garantidos a todos. Por sua importância, vez que acordam sobre indivíduos e não mais sobre Estados, correntes e questionamentos surgiram quanto à hierarquia que a eles deveria ser atribuída, se constitucional, supraconstitucional, supralegal ou infraconstitucional. A Emenda Constitucional no 45/2004 buscou solucionar a controvérsia que cercava a hierarquia desses tratados, introduzindo ao art. 5º, o parágrafo 3º, o qual estabeleceu que tratados de direitos humanos aprovados com quórum de Emenda Constitucional, seriam a ela equivalentes. Porém, outros questionamentos afloraram, como por exemplo, qual seria a hierarquia dos tratados não aprovados com o referido quórum. Em meio a esses conflitos, o Supremo Tribunal Federal atribui aos tratados que não alcançaram equivalência à Emenda à Constituição, a supralegalidade, gerando novos questionamentos acerca desse sistema misto. Nesse cenário, é aprovado o primeiro e único tratado de direitos humanos com status de norma constitucional, a partir do qual veremos, na prática, os efeitos de ter normas com equivalência à Emendas Constitucionais e, portanto, que passam a reger o ordenamento jurídico interno, vez que são ditames constitucionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-25T17:42:45Z No. of bitstreams: 1 20957940.pdf: 886819 bytes, checksum: 8b6cff60d209dfafb4c5ffef6739362f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-09-25T17:42:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20957940.pdf: 886819 bytes, checksum: 8b6cff60d209dfafb4c5ffef6739362f (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito internacional dos direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Tratado de direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Hierarquia | pt_BR |
dc.subject | Emenda Constitucional | pt_BR |
dc.subject | Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.title | A hierarquia dos tratados de direitos humanos e a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-09-25 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20957940.pdf | 866.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.