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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5652
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lemos, Leandro Brito | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-29T12:51:11Z | - |
dc.date.available | 2014-09-29T12:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5652 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar a coerência da aplicação da norma que determina a incidência do teto remuneratório sobre o somatório das remunerações decorrentes da acumulação de cargos públicos autorizados pela Constituição. Incialmente é apresentado o histórico normativo do teto remuneratório e extraído como fundamentos da instituição do teto remuneratório, o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência e a proteção à moralidade pública. Em seguida, é realizada uma análise objetiva das medidas adotadas na reforma da previdência, demonstrando as principais causas do desequilíbrio financeiro e que as demais medidas apresentadas são capazes de proporcionar o equilíbrio esperado. Relativo à moralidade pública, busca-se, através da análise de julgados do Supremo Tribunal Federal, saber como esta, elevada a princípio constitucional penetra no ordenamento jurídico e qual significado este lhe atribui. Posteriormente, os fundamentos são relacionados com o teto remuneratório e a acumulação de cargos públicos, para averiguar se eles são suficientes para oferecer coerência à aplicação da norma e à construção do discurso jurídico de aplicação do abate teto. Ainda neste contexto, é introduzida a decisão do Supremo Tribunal Federal que afastou a incidência do teto remuneratório para os casos de cumulação obrigatória de cargo, estendendo para toda a justiça eleitoral, bem como a resolução do Conselho Nacional de Justiça que determina a exclusão da remuneração percebida pelos magistrados em razão do exercício do magistério da base de cálculo do teto remuneratório. A necessidade de manter a coerência do sistema jurídico de forma a lhe dar unidade, vai além da coerência normativa, sendo necessário manter também a coerência da sua aplicação e, igualmente, de construir uma argumentação convincente para justificar sua aplicação. Os autores Ronald Dworkin e Neil MacCormick em suas teorias discutem, respectivamente, a coerência da norma e a coerência da argumentação jurídica. Ao explorar estas teorias conclui-se que há incoerência na aplicação da norma que impõe o teto remuneratório sobre a soma das remunerações decorrentes de cargos acumulados. E, também, que a argumentação jurídica se construída a partir dos fundamentos utilizados pelo legislador para instituir o teto remuneratório, gerará uma incoerência na aplicação da norma. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-29T12:51:11Z No. of bitstreams: 1 21173067.pdf: 346856 bytes, checksum: 12287b1e4ce6741a8669bd64f8aee6ed (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acumulação de cargo | pt_BR |
dc.subject | Coerência argumentativa | pt_BR |
dc.subject | Coerência normativa | pt_BR |
dc.subject | Moralidade pública | pt_BR |
dc.subject | Teto remuneratório | pt_BR |
dc.title | Teto remuneratório e acumulação de cargos públicos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2014-09-29 | - |
dc.identifier.orientador | Pereira, Ivan Cláudio Borges | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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