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dc.contributor.advisorIvo, Elda Alves Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Luiz Fernando Cipriano da-
dc.date.accessioned2014-10-06T14:55:59Z-
dc.date.available2014-10-06T14:55:59Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5732-
dc.description.abstractEste trabalho trata de uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa e tem como objeto de análise a relação existente entre a utilização de diversos gêneros textuais, em sala de aula, e a leitura. Tomando como base a teoria da interação social, a pretensão desta investigação é verificar de que maneira a utilização de diversos gêneros textuais, sobretudo os que se encontram presentes no cotidiano dos alunos, favorece a capacidade leitora. Baseada no que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) afirmam sobre a leitura, esta pesquisa observa que a atividade leitora não diz respeito apenas à decodificação do texto, mas que é algo complexo que envolve não apenas o que está escrito, mas, de acordo com Solé (1998), envolve, também, aquele que lê, seu conhecimento de mundo, suas experiências particulares e até mesmo a intenção que ele traz consigo ao desenvolver a leitura. Utilizando-se da pesquisa qualitativa, foi possível perceber que nenhuma interação social ocorre sem ser por meio de um gênero textual. Sendo assim, eles são considerados instrumento eficaz no desenvolvimento do ensino de língua, pois o tratamento de diversos gêneros textuais no âmbito escolar aproxima o aluno daquilo que ele lê. Nesta perspectiva, Meurer & Motta-Roth (2002) defendem que o trabalho com os gêneros é capaz de formar leitores críticos, pois o conhecimento do funcionamento dos gêneros é eficaz para que o leitor já reconheça os objetivos do autor, antes mesmo da leitura, pelo simples fato de conhecer as estruturas textuais daquilo que será lido. Por meio da análise bibliográfica, fundamentada nos estudos de autores como Fávero & Koch (2012), Lopes-Rossi (2006) e Marcuschi (2008), foi possível perceber que o objeto de pesquisa já tem despertado a atenção de diversos autores e, de acordo com suas obras, foi possível constatar que a relação entre os gêneros e a leitura é algo bastante eficaz e útil no desenvolvimento do conhecimento de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-10-06T14:55:59Z No. of bitstreams: 1 21064530.pdf: 400774 bytes, checksum: c96318a51ede5fc29033aa9ff70777ec (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleO processo de construção leitora na perspectiva do trabalho com diferentes gêneros textuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-10-06-
Appears in Collections:LET - Graduação

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